Em primeira análise, a inércia governamental na estruturação de projetos contribui para a persistência da escassa execução da mobilidade sustentável em nossa nação. Segundo ao gerente de projetos suíços e desenvolvedor de site, Cornelius Fitchner, afirmou "planejar sem agir é fútil, e agir sem planejar é fatal" esse pensamento reflete sobre a carência do planejamento de projetos para incentivar a mobilidade sustentável, o que ocorre atualmente no Brasil. Desse modo, não haverá estímulos ao uso de mobilidades sustentáveis, o que lamentavelmente, resultará em uma sociedade menos desenvolvida. Logo, é inegável que essa situação apenas intensifica, porquanto o governo não age em prol da resolução dela.
Outrossim, é incontrovertível o deficitário incentivo nas escolas na resolução dessa problemática, visto que ela persiste no contexto atual. Segundo ao filósofo brasileiro, Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” reflete sobre o papel fundamental que a educação tem na vida dos indivíduos. Desse modo, é visível os escassos incentivos ao uso de mobilidades sustentáveis dentro das escolas e demais ambientes de ensino. Nesse contexto, é essencial superar esse paradigma que prejudica o coletivo brasileiro.
Portanto, cabe ao Poder Executivo – órgão responsável por governar o povo e administrar os interesses públicos – desenvolver projetos que informem a sociedade da importância de agir em prol da sustentabilidade, incluindo as mobilidades. Essa medida deve ser realizada por meio de debates oferecidos por profissionais que estudam dados estatísticos sobre o problema. Com a realização dessas medidas, haverá um futuro mais justo e humano.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada