Primeiramente, toda em qualquer desinformação quando compartilhada de forma equivocada, causa uma vil perturbação na sociedade, pois as pessoas que não buscam saber se o que está sendo espalhado é condizente com a realidade dos fatos, estão disseminando mentiras. Partindo desse pressuposto, as notícias falsas trazem prejuízos à sociedade; porque, por exemplo, se uma notícia aborda que manejar mercúrio é seguro e não faz mal a saúde, e a mesma é difundida várias vezes até chegar ao nível exponencial, ela já causou problemas á sociedade. Já que o manejo de mercúrio sem os devidos cuidados trazem perigos à saúde alheia.
Além disso, a desinformação instrui a desordem pública, sendo um crime previsto em lei para aqueles que as criam e também para quem as espalham através de aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) e redes sociais(Facebook e Twitter). Ainda sobre a propagação de notícias falsas, as fakes news caracterizam um ato anti-cidadão, porque vai contra aos conjuntos de direitos e deveres de nossa população, visto que divulgar desinformações potencialmente problemáticas não faz parte dos direitos e deveres, previstos em lei.
Em síntese, fica evidente que as notícias falsas trazem prejuízos a todos e que também são um ato anti-cidadão, temos que lutar arduamente contra esse problema atual. Alternativas seriam, primeiro e mais importante o investimento de novas políticas públicas como o Projeto de Lei 2630/20 que instituiu a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Onde, o texto cria medidas de combate à disseminação de conteúdos potencialmente falsos nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e nos serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram, excluindo-se serviços de uso corporativo e de correio eletrônico. Mais projetos como esse fazem total diferença. Uma segunda alternativa e solução está em nossas mãos e todas as pessoas podem fazer, que é analisar minuciosamente as informações antes de compartilha-las e na dúvida não disseminá - las, porque, assim poderemos viver com o mínimo de harmonia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada