Em primeira instância, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalisador da problemática. De fato, o desafio de uma alimentação saudável é, também, consequência dos pais cumprirem com a saúde de seus filhos. Acerca disso, como relata o documentário de Estela Renner de 2012 “Muito além do peso” muitas crianças se tornam obesas por consequência dos pais que não impõem regras, e nem os alimentam adequadamente com alimentos saudáveis, somente produtos industrializados e prejudiciais à saúde. Outrossim, não estando a população consciente da importância de frear esses desafios, a tendência é que continuem a negligenciar essa problemática.
Ademais, essa negligência está tornando a população cada vez mais doente, devido a quantidade de produtos industrializados que vêm sendo consumidos dentro dos lares. Nesse viés, torna-se comum também as doenças provenientes dessa má alimentação, como diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, entre outras. Sob essa ótica, e segundo a Terceira Lei de Newton “Toda ação tem uma reação”, torna-se evidente que pessoas que têm esse mau hábito prejudica sua saúde, e seu convívio social.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição da alimentação irregular e obesidade no Brasil, uma vez que o imbróglio é persistente. Destarte, cabe ao Ministério da Saúde desenvolver projeto por meio de palestras ministradas por profissionais especializados na área da nutrição. Além de ajuda de mídias social, com a finalidade de enfatizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável e os riscos de tal mazela. Logo, a partir dessas ações podemos futuramente nos tornar uma sociedade mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.