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Por MariaPasson
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A constituição de 1988 garante a todo e qualquer indivíduo condições essenciais a sua sobrevivência. De acordo com o IBGE, pessoas acima de 60 anos já são consideradas idosas e essas também são protegidas por lei. Entretanto, a cada ano o número de violência contra o idoso aumenta.
Sabe-se que explosão demográfica foi um fenômeno observado em alguns países após a melhora das condições de vida da população após adoção de descobertas como vacinas e desenvolvimento do saneamento básico. Assim, uma das consequências foi o aumento da expectativa de vida, tendo um número de idosos jamais visto. Desse modo, familiares se tornam responsáveis pelo cuidado a essas pessoas, infelizmente, casos de violência física e/ou psicológica acabam por ocorrer.
Destarte, violência contra o idoso se caracteriza como qualquer ato que cause sofrimento a uma pessoa idosa. Todavia, nem sempre o principal envolvido reconhece o problema tendo como base um tipo de “relacionamento abusivo” ou o amor que sente pelo agressor que pode ser alguém de sua família. Análogo a isso, a omissão de pessoas que tem conhecimento sobre a situação dificulta a denúncia de casos.
Ademais, urge que a mídia em parceria com Ong’s estabeleçam palestras e publicidade sobre o assunto a fim de que haja um maior destaque e uma maior discussão sobre o assunto. Assim como a Justiça por meio do cumprimento de leis sobre o tema proposto deve punir os agressores como previsto. Por último, cabe a sociedade exercer seu dever denunciando casos de agressão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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