A priori, pessoas com TEA precisão de uma educação especializada com profissionais da área. Sob tal ótica, no último Censo Escolar em 2019, o
Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou que o Brasil tinha 1.250.975 alunos autistas no sistema público educacional. Nesse sentido, existe um grave erro na educação do país, pois é inviável um ensino comum para esses estudantes. Desse modo, se faz necessária a formação de profissionais .
Ademais, há cada vez menos dinheiro dos cofres públicos direcionados para a educação. Nessa perspetiva, segundo o professor brasileiro Paulo freire " se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda". Assim, para um melhor desenvolvimento e inclusão dos alunos com Autismo nas escolas públicas, cabe um investimento no sistema e nas escolas para proporcionar-los um ensino especial e de qualidade. Caso contrário, a quantidade de pessoas com TEA sem saber compreender e conviver em sociedade só aumentará.
Portanto, é irrevogável a integração de pessoas autistas. Sendo assim, é preciso que os Ministérios da Educação e da Saúde juntamente com o governo, que proporcionará o investimento, fação a criação de um ensino de qualificado de modo que alunos com TEA possam se desenvolver e socializar com a ajuda de profissionais especializados em uma turma sem estudantes comum, além de pessoas da área da saúde que contribuirá. Isso com a finalidade de incluir todos de forma democrática como é garantida na constituição nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.