Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que ausência de medidas governamentais para combater a incomplacência religiosa faz-se inexistente no país. Nesse sentido, há pessoas que confundem a liberdade de expressão com crimes hediondos, visto que, não há leis oficiais para puni-los, fazendo com que elas se sintam no direito de atacar outras crenças. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, caracteriza-se como uma violação do "Contrato Social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a liberdade de expressão, o que infelizmente é evidente no Brasil.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador da intolerância religiosa na sociedade brasileira. Nesse contexto, o livro "Sim, Não, Quem Sabe ", das escritoras Becky Albertalli e Aisha Saeed, relata de forma leve, o preconceito sofrido pela protagonista descendente de mulçumanos, por parte do governo, que lançou um projeto de lei para proibir o uso do hijabe,usado pelas mulçumanas. Diante de tal exposto, as pessoas não aceitam outros tipos de fé, insultando com ofensas, xingamentos e agressões físicas; agredindo de maneira cruel e fria as demais doutrinas e seitas, só porque estas não compactuam com suas convicções religiosas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Legislativo e o Poder Executivo - órgãos responsáveis por criar e executar leis -, estabeleça leis devidas para castigar e disciplinar as pessoas intolerantes aos diferentes tipos de religiões, a fim de que todos tenham seus direitos de liberdade garantidos. Somente assim, se consolidará uma sociedade magnânima, onde o artigo prescrito pela Magna Carta seja permeado pela efetivação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.