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Por Thalitalima
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#73419
No século XX o assédio já existia com uma frequência gradativa,mas difícilmente eram discutidos e repassados,isso devido a falta de conhecimentos,consequência da insuficiência de estudos sobre temas abordados a acontecimentos,e convivências do dia a dia.
Já no século XXI o assédio vem sendo um dos temas mais discutidos,porém de uma forma escassa. Muitas pessoas caracterizam o assédio à sexualidade,e com um envolvimento somente com mulheres,mas, o assédio pode acontecer de uma forma mais ampla com ambos os sexos. São eles, o assédio sexual,psicológico e o assédio moral,que acontece em grande número no ambiente de trabalho e é pouco reconhecido,devido a falta de comunicações e informações.
O assédio moral no trabalho,caracteriza-se por pressão psicológica do empregador, desrespeito a hábitos,formas,e jeitos diferentes ao esperado,agressão verbal,psicológica e desmoralização.
Atitudes como essas,acontecidas períodicamentes poderão conter consequências extremamentes graves à um individuo,como a falta de aceitação,ansiedade e até poderá levá-lo à doenças como a depressão.
Contudo,uma das formas ideais e eficientes para mais conhecimentos e convívios com assuntos sobre assédio moral no trabalho,seria abrangir temas nas escolas,de forma fixa e periódica,desde o ensino fundamental. Alertar sempre os estudantes,sobre os diversos tipos de desmoralização e desrespeito,ensinando-os como se relacionar com o próximo sem praticar nenhum tipo de assédio,para quando inserir-sem ao mercado de trabalho e em outros ambientes saberem como agir,reagir de maneira correta, saindo facilmente de situações constrangedoras,e estando sempre cientes a quem recorrer,tomando as devidas providências.
Pressupõe-se outra ideia de intervenção eficiente,a exibição de programas em rede nacional por meio de televisores e rádios,com o intuito de alerta aos telespectadores,com informações sobre os vários tipos de assédios acontecidos dentro de um ambiente de trabalho,e como identifi-calos.
Sendo assim,a exibição de leis severas,que definem todos os tipos de assédio um crime,também regularizaria e evitaria o aumento do assédio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 50

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 50

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por anasilva1
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#73429
No século XX [1] o assédio já existia com uma frequência gradativa [2] [4] ,mas [1] difícilmente eram [3] discutidos e repassados, [4] isso devido [5] a falta de conhecimentos, consequência da insuficiência de estudos sobre temas abordados a acontecimentos, [4] e convivências do dia a dia.

[1] – Falta de vírgula
[2] – Essa construção precisa de uma contextualização. O que comprova essa frequência? Por meio de qual referencial você pode afirmar isso?
[3] – Erro de concordância em “eram”
[4] – Vírgula utilizada no local errado
[5] – Erro gramatical. Falta de crase
- Faltou a tese na sua introdução


Já no século XXI [1] o assédio vem sendo um dos temas mais discutidos [4] ,porém [1] de uma forma escassa. Muitas pessoas caracterizam o assédio à sexualidade, [4] e com um envolvimento somente com mulheres, [4] mas, o assédio pode acontecer de uma forma mais ampla com ambos os sexos. São eles, o [6] assédio sexual,psicológico e o [6] assédio moral,que acontece em grande número no ambiente de trabalho e é pouco reconhecido,devido [5] a falta de comunicações e informações.

[6] – Repetição de palavras
- Esse parágrafo ficou muito expositivo. Você poderia ter falado mais sobre a questão do gênero nessa problemática, trazendo mais repertórios para contextualizar sua argumentação.


O assédio moral no trabalho [4], caracteriza-se por pressão psicológica do empregador, desrespeito a hábitos,formas,e jeitos diferentes ao esperado [4],agressão verbal,psicológica e desmoralização.
Atitudes como essas,acontecidas [3][7] períodicamentes poderão conter consequências extremamentes graves [5] à um individuo,como a falta de aceitação,ansiedade e até poderá levá-lo à doenças como a depressão.


[3] – Erro de concordância. “Periodicamente” deve concordar no singular com “essas
[5] – Erro gramatical. Crase nunca é utilizada antes de artigo indefinido
[7] – Erro de ortografia. “Periodicamente” não possui acento
- Novamente, poderia ter aprofundado a sua argumentação nesse parágrafo, citando por exemplo, a questão dos transtornos mentais, como foi dito no último período


[8] Contudo,uma das formas ideais e eficientes para mais conhecimentos e convívios com assuntos sobre assédio moral no trabalho [4],seria [7]abrangir temas nas escolas,de forma fixa e periódica,desde o ensino fundamental. Alertar sempre os estudantes [4],sobre os diversos tipos de desmoralização e desrespeito,ensinando-os como se relacionar com o próximo sem praticar nenhum tipo de assédio,para quando [5] inserir-sem ao mercado de trabalho e em outros ambientes saberem como agir,reagir de maneira correta, saindo facilmente de situações constrangedoras [4],e estando sempre cientes a quem recorrer,tomando as devidas providências.
Pressupõe-se outra ideia de intervenção eficiente,a exibição de programas em rede nacional por meio de televisores e rádios,com o intuito de alerta aos telespectadores,com informações sobre os vários tipos de assédios acontecidos dentro de um ambiente de trabalho [4],e como [5]identifica-los.
Sendo assim,a exibição de leis severas [4],que definem todos os tipos de assédio um crime,também regularizaria e evitaria o aumento do [6]assédio.


[8] – Esse conectivo de adversidade não deveria ser utilizado no parágrafo que introduz sua conclusão. Recomendo usar conectivos de conclusão, como “portanto” ou “logo”
- A conclusão deve apresentar os seguintes elementos: Agente (quem fará), ação (o que será feito), meio/modo (como será feito), finalidade (para quê será feito) e detalhamento (de qualquer um dos elementos citados)
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