Primordialmente, é notório que agricultura familiar não tem sua valorização adequada no Brasil. Por outro lado," O Menino Que Descobriu o Vento" escrito por Chiwetel Ejiofor, baseado em uma história real, o filme mostra como um menino conseguiu construir moinhos de vento e garantir a irrigação das colheitas de seu vilarejo, salvando várias famílias da fome. Dessa maneira, mostra-se que a agricultura familiar é muito importante Pois os dados do Censo Agropecuário 2017, se relata que em torno de 70% dos alimentos produzidos no país vem da agricultura familiar. Diante disso, grande parte dos alimentos que comemos são da produção familiar.
De modo que, com os dados apresentados pelo Grupo Cultivar, é explicado que a agricultura familiar contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de 55 bilhões por ano no país. Entretanto, apesar de tamanha importância, seu desenvolvimento é baixo, ou seja, não gera lucro suficiente para elevar a mão de obra familiar, Tendo em vista, que maior parte dos agricultores familiares não teve a educação escolar adequada, passando a maior parte da vida trabalhando, sem conhecimento financeiro e tecnológico.
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar. O MEC(Ministério da educação),órgão responsável pela educação infantil até profissional e tecnologica, deve levar a educação financeira e tecnológica paras as zonas rurais, Por meio da ajuda de profissionais da educação -como professores da área de engenharia agrícola- ensinando como evoluir seu desenvolvimento. Com essa medida espera-se que o desenvolvimento e a valorização da agricultura familiar venha a crescer no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 135
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.