Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais
para combater a exploração trabalhista. Nesse sentido, observa-se que, a cada dia aumenta relatos de cidadãos que passaram por algum tipo de exploração no trabalho, visto que medidas que deviam atuar para evitar esse tipo de acontecimento estão em falta na sociedade moderna .Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrute de direitos indispensáveis, como o do trabalho, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a omissão midiática como impulsionador da exploração trabalhista no Brasil. Segundo Filósofa brasileira Djamila Ribeiro, "é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas". Nessa perspectiva ,nota-se que há um silenciamento instaurado acerca dos crescentes casos de exploração trabalhista, e a mídia em vez de promover debates que elevam o nível de informação a respeito disso, e como isso poderia ser resolvido, ela se silencia, o que acaba na consolidação do problema, dado que ela exerce um papel fundamental na sociedade e o posicionamento dela em relação aos problemas do cotidiano é de extrema importância.
Sendo assim, urge que o Estado junto ao Governo criem, por meio de verbas, programas sociais que tenham o objetivo de conscientizar todos cidadãos no que diz respeito a seus direitos e deveres no trabalho. Essa conscientização se faz necessária pois, espera-se que por meio dela mais pessoas saibam dos seus direitos trabalhistas, e menos casos de exploração no trabalho ocorram, com o intuito de frear esse problema, para que não venha a se tornar um problema ainda maior no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.