Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto de uma cultura autoritária no ambiente profissional relacionado ao abuso de poder diretivo. Empresas que apenas a opinião do chefe é valida, ou seja, organizações individuais são mais propicias para essa violência. Além disso, o assédio moral também pode ser praticado pelos colegas de trabalho, constrangendo e excluindo a vítima. Desse modo, empresas que não efetivam a participação de todos os funcionários contribuem para o assédio moral.
Ademais, vale também ressaltar que o medo do desemprego faz com que os trabalhadores aceitem situações constrangedoras e humilhações prolongadas, e acabem por não denunciar. Porém, prolongar essa violência traz diversos malefícios à saúde física e mental do profissional, comprometendo sua dignidade e autoestima que podem evoluir para uma depressão e até mesmo ao suicídio. Nesse víeis, faz se necessário um olhar empático dos outros colegas para ajudar a vitima a sair dessa situação.
Portanto, para o combate ao assédio moral, é imprescindível que empresas e o juntamente ao governo federal façam palestras e campanhas sobre o assunto, afim de promover trabalhadores e gestores informados sobre essa violência e onde devem denunciar. Também, incentivando empresas a serem mais democráticas e buscarem a participação de todos para o cumprimento dos objetivos. Além de criação de um projeto de lei para oferecer apoio psicológico e orientação aos colaboradores que se julguem vítimas de assédio moral.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.