proteção integral da criança e do adolescente e prevê em seu artigo 5 que nenhuma criança ou adolescente será objeto de
qualquer forma de negligência, discriminaçao, violência e opressão. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase
na prática quando se observa o índice de violência infantil. Diante Dessa Perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que
favorecem esse quadro.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles
-filósofo grego- a política deve ser utilizada de modo que por meio da justiça o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira
análoga é possível perceber que a agressão contra a criança e ao adolescente rompe com esse equilíbrio. Vale ressaltar, a
importância do artigo 13 do ECA onde casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra a criança serão obrigatoriamente
comunicados ao conselho tutelar para que as providências legais venham a ser tomadas. Porém, em alguns casos as denúncias
não ocorrem por haver ameaças às vítimas o que impede que a denúncia venha ser realizada.
No que diz respeito à violência sexual, podemos observar como nossa legislação permite que jovens tenham relações sexuais
com adultos ao autorizar o casamento. Nesta faixa etária, a partir dos 16 anos, não existe maturidade mental e física, nem
independência financeira, e muitas vezes os jovens não concluíram os estudos, mas ainda podem casar. Infelizmente, nossa
legislação cobre a violência sexual, que não é apenas estupro, mas também qualquer forma de manipulação de jovens
inexperientes para atingir a integridade física. É de suma importância ressaltar os transtornos psicológicos que o indivíduo vai
desenvolver ao passar por determinada situação.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estatuto da criança e
do adolescente em parceria com a mídia, venha desenvolver campanhas em meio social e palestras em escolas dissertando
acerca dos direitos da criança e do adolescente visando diminuir os casos de violencia e abuso infantil. Desse modo, a criança vai
ter um ambiente favorável e propício sem violência para seu pleno desenvolvimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.