Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72058
Segundo a pensadora Hannah Arendt, “a essência dos direitos humanos é o direito de tê-los”. Entretanto, tal máxima não se estende ao cenário carcerário brasileiro, em que grande parte dos cidadãos privados de sua liberdade é vítima do determinismo histórico e falta de oportunidade, gerando a perpetuação de estigmas sociais e a desumanização de um sistema que, em sua essência, tem como objetivo reinserção desses indivíduos na sociedade. Assim, são requisitadas medidas exequíveis que revertam esse panorama.

Sob esse viés, é imprescindível compreender que o corpo social encarcerado é, em sua essência privado de escolhas e boas condições de vida. Seguindo-se essa lógica, tem-se que o Brasil, sendo um país com bases coloniais e escravocratas, mesmo abolindo a escravidão em 1808, não realizou políticas públicas que inserissem a população preta e parda, de fato, no tecido social, renegando-lhes os espaços e cargos públicos, deixando-os apenas duas escolhas: uma neoescravidão, sendo serventes de seus antigos carrascos, ou criminosos, por falta de escolha. Modernamente, nota-se que justamente essa parcela da população é a maioria nos presídios, evidenciando o determinismo histórico ainda em voga que urge por uma intervenção que interrompa esse ciclo.

Ademais, é notável que o sistema prisional brasileiro falha diariamente em sua principal função: o zelo e reeducação dos detentos enquanto detidos. Dessa maneira, de acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, instituições de cunho público e social - sendo uma delas as instituições carcerárias nacionais -, atuam como “zumbis”, por não cumprirem com seus papéis e funções básicas. Sob essa ótica, cadeias que deveriam fornecer educação, novas oportunidades e opções para os detentos, servem apenas de sítio de retenção, aglomerando diversos indivíduos em celas superlotadas, sem assistência por tempo indeterminado, sendo ignorados pelo Estado e, ainda, ficando invisíveis aos olhos da comunidade, culminando na perpetuação desse estigma e do descaso com essa parte da população. Logo, é preciso uma ação conjunta que leve à superação dessa problemática.

Portanto, medidas cabíveis que melhorem o enfrentamento dos problemas existentes no sistema prisional brasileiro são necessárias para que os efeitos coloniais e heranças escravistas deixem de ser cotidianamente presentes. Com isso, é de responsabilidade do Poder Executivo - que é representado, principalmente, por prefeitos, governadores e pelo presidente da nação -, em parceria com o Poder Judiciário, cuja uma das funções é fiscalizar o cumprimento da constituição, remodelar o sistema carcerário brasileiro desde o ato da prisão até o aprisionamento efetivo dos indivíduos, por meio de uma ação governamental conjunta entre os poderes citados intitulada de “Prisão: reeducação e inserção”, visando tornar o processo o mais humanizado, coerente e ético possível, a fim de deixá-lo em consonância com os Direitos Humanos constitucionais e reinserir esses cidadãos, posteriormente, à sociedade de modo efetivo. Será somente assim que a máxima de Arendt será vivida e sentida na contemporaneidade verde e amarela.

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72060
@geoca, @TainaraENEM, @maikazauski, @enock, @beatrix, @ekettory e @KISTX OI GENTE, tudo bom??? Espero que sim!

Fiz essa redação e espero sinceramente que não tenha fugido do tema, rs. Poderiam dar uma olhadinha, quando tiverem tempo e tals?

Estou meio perdida nas minhas notificações, mas vou corrigir as redações que me citaram assim que possível!

Beijos e até mais 🌼🤗

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72074
@Gi69, @marilune e @Dante se puderem dar uma olhadinha, também agradeço demais <3

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por ekettory
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#72181
Parabéns pela redação, ficou muito boa! No meu ponto de vista, se tu colocasse uma frase na introdução apresentando tuas 2 teses, ficaria ainda melhor.❤
0
Avatar do usuário
Por enock
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72206
Leitura de redação muito gostosa. Você está em um ótimo nível de escrita, bastante original eu diria.
0
Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72360
Willa escreveu:@geoca, @TainaraENEM, @maikazauski, @enock, @beatrix, @ekettory e @KISTX OI GENTE, tudo bom??? Espero que sim!

Fiz essa redação e espero sinceramente que não tenha fugido do tema, rs. Poderiam dar uma olhadinha, quando tiverem tempo e tals?

Estou meio perdida nas minhas notificações, mas vou corrigir as redações que me citaram assim que possível!

Beijos e até mais 🌼🤗
Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto. Perdão pela demora! Aqui está sua análise:



Caso tenha algum problema para abrir o arquivo, entre em contato comigo no privado. Até maaais! 💖
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76149
@geoca, OIIIIIIIIIII!!!!! Estou maravilhosamente sim depois de ter visto uma correção tão linda quanto essa, e você????

MUITO obrigada por ter se dado ao trabalho de pontuar tudo, sério, eu amei demais!

Aliás, você poderia me dizer como que você fez sua correção? É um app ou algum site? Pergunto porque eu demoro horrores colocando os códigos para corrigir aqui no site e preciso otimizar isso urgentemente, rs.

Enfim, muito obrigada de coração e sempre que precisar, pode me marcar, ok?

BEIJÃO 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76151
@ekettory, Muito obrigada por ter lido e vou lembrar de colocar as teses na intrudução nas próximas vezes, prometo!!! 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76152
geoca escreveu:
Willa escreveu:@geoca, @TainaraENEM, @maikazauski, @enock, @beatrix, @ekettory e @KISTX OI GENTE, tudo bom??? Espero que sim!

Fiz essa redação e espero sinceramente que não tenha fugido do tema, rs. Poderiam dar uma olhadinha, quando tiverem tempo e tals?

Estou meio perdida nas minhas notificações, mas vou corrigir as redações que me citaram assim que possível!

Beijos e até mais 🌼🤗
Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto. Perdão pela demora! Aqui está sua análise:



Caso tenha algum problema para abrir o arquivo, entre em contato comigo no privado. Até maaais! 💖
geoca, para gerar a miniatura, basta colar o link sem nada. vê se foi

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
0
Avatar do usuário
Por geoca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76188
Willa escreveu:@geoca, OIIIIIIIIIII!!!!! Estou maravilhosamente sim depois de ter visto uma correção tão linda quanto essa, e você????

MUITO obrigada por ter se dado ao trabalho de pontuar tudo, sério, eu amei demais!

Aliás, você poderia me dizer como que você fez sua correção? É um app ou algum site? Pergunto porque eu demoro horrores colocando os códigos para corrigir aqui no site e preciso otimizar isso urgentemente, rs.

Enfim, muito obrigada de coração e sempre que precisar, pode me marcar, ok?

BEIJÃO 🌼
OIOIIIII, tudo bem???! Obrigadaaaa ❤ Eu acabei, por acaso, descobrindo que tinha tido uma atualização no blocos de notas da Samsung. Nela podemos usar marca - textos, ler livros em PDF, salvar no drive e etc. Também tinha muita dificuldade em fazer a correção por aqui! Sempre me confundia com as cores! Bem, espero ter lhe ajudado. Se precisar, pode me marcar! Tô bem atolada, mas passarei sempre que conseguir! Beijãooo 💖
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
102 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
78 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
93 Exibições
por Alice111
0 Respostas 
33 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
34 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
27 Exibições
por scynue
0 Respostas 
93 Exibições
por Sambruel
0 Respostas 
412 Exibições
por Damarysbg
0 Respostas 
110 Exibições
por gabsby
0 Respostas 
193 Exibições
por tom258568

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, &quot;a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM