Nessa perspectiva, o pouco debate acerca desse assunto agrava o cenário e faz com que ele não seja tratado com o devido valor. Para Habermas, na sua teoria comunicativa, o ato de se comunicar já é uma forma de ação. Sendo assim, se a questão da inclusão do deficiente não for debatida, não haverá nenhuma mudança e essas pessoas continuarão excluídas de espaços que deveriam ser garantidos por lei.
Outrossim, há a questão de papel social no sistema vigente. Já na Grécia Antiga, em Esparta, os bebês considerados inaptos, muitos sendo deficientes, eram mortos por não serem úteis no contexto de exarcebado militarismo daquela sociedade. Tanto naquela época quanto atualmente, em um sistema que visa principalmente o lucro e a produção, as pessoas são vistas somente como uma peça para ser moldada e usada repetidamente. Os deficientes então, por serem vistos como "inúteis" são deixados para trás e desprezados, mesmo que essa "inutilidade" seja fruto do capacitismo preso à humanidade desde a Antiguidade e da falta de acessibilidade. Todos esses aspectos portanto, levam à contínua exclusão dessa comunidade em diferentes núcleos sociais, como escolas, mercado de trabalho e outros.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse panorama. É preciso que as escolas, em parceira com a prefeitura, promovam espaços de conversação e debate sobre o assunto no ambiente acadêmico. Tais eventos podem contar com a presença de deficientes físicos para que seja vista a verdadeira realidade dessas pessoas e suas dificuldades. Além disso, estes eventos podem ir além do ambiente escolar, mas aberto à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam as problemáticas da falta de inclusão no Brasil e se tornem cidadãos mais ativos na busca de resoluções.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.