Em primeiro lugar, é importante destacar que a falta de educação cidadã por parte dos brasileiros, torna atos de intolerância religiosa cada vez mais recorrentes. De acordo com Martin Luther King, ativista político estadunidense, aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de viver juntos como irmãos. Nesse sentido, aprender a viver como sociedade é primordial afim de diminuir atos de opressão, como os de religião. Assim, é evidente a necessidade de educação cidadã para a sociedade da brasileira.
Ademais, o não comprimento da lei, mostra uma grande falha dos cidadãos enquanto sociedade. Segundo o Artigo 5° da Constituição, todo cidadão tem direito a liberdade religiosa. Nesse contexto, atos de violência oriundos por intolerância religiosa, devem ser devidamente repudiados e punidos, pois vão contra a integridade da justiça brasileira. Paralelamente, essa é uma idéia defendida por Martin Luther King, o ativista político estadunidense diz que a injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar. Logo, fica claro que o não comprimento da lei por qualquer cidadão, deve ser punido de acordo com seus atos.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências lara resolver o problema do quadro atual. Para combater a intolerância religiosa no Brasil, urge que o Ministério da Cidadania em parceria com os meios de comunicação, como a rede de televisão e grandes sites da internet, crie, por meio de verbas governamentais, propagandas que incentivem os cidadão a respeitar a religião alheia, divulgando o Artigo 5° da Constituição, onde diz que todo cidadão possui direito a liberdade religiosa. Somente assim, a ficção da série "O mundo sombrio de Sabrina" deixará de ser uma realidade enfrentada por muitos brasileiros e as idéias de Martin Luther King sejam seguidas afim de melhorarmos como sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.