Em primeira instância, a falta de imparcialidade, durante o estudo e elaboração dos textos jornalísticos, é maléfico e pode modificar o sentido original da mensagem. De acordo com Emile Durkheim, o fato social é todo acontecimento capaz de moldar o pensamento de um grupo social. Para o sociólogo, o estudo e compartilhamento dos fatos e informações requer imparcialidade, caso o contrário, prejudica a interpretação do receptor sobre o fato, pois altera seu conteúdo inicial. Desse modo, evidencia-se a importância da neutralidade como forma de combate à problemática.
Outrossim, destaca-se a parcialidade implícita durante o repasse durante o repasse de notícias como meio deturpador do pensamento crítico. Segundo Max Weber, em seu texto "Sociologia da imprensa", a imprensa deve conciliar interesses mercantis com expectativas democráticas. Seguindo essa linha é notório o papel dos veículos de informação na estruturação de ideias, visto que muitos brasileiros utilizam as mídias como principal fonte de informação para construção de seu pensamento. Assim, a falta de neutralidade atrapalha o surgimento de um pensamento crítico coletivo no Brasil, pois influencia o povo a seguir um raciocínio preestabelecido na notícia.
Entende-se, portanto, que a imparcialidade da imprensa brasileira no século XXI é algo necessário e cabe aos veículos de imprensa de todo o país, aliados ao Governo Federal, a implementação de um plano de regulamentação da mídia, que estipule limites para opiniões implícitas e explícitas que podem distorcer o valor real das notícias e informações, por meio de projetos de leis, com o objetivo de alcançar maior impessoalidade jornalística no Brasil, visando uma maior instrução de toda a população quanto aos acontecimentos da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.