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Por Melissa1234
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#71917
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi promulgado pelo artigo 196 da Constituição de 1988 como direito de todos e dever fundamental do Estado em assegurá-lo. Por meio dessa instituição, todos os cidadãos dispõem do acesso universal, igualitário e gratuito à saúde. No entanto, apesar dos inúmeros benefícios concedidos, com a diminuição da desigualdade social no país, discute-se a privatização dessa instituição devido à falta de investimentos governamentais e devido à precariedade de profissionais na área.
Isto posto, é fulcral ressaltar que, de acordo com pesquisas, 77% dos brasileiros necessitam do SUS. O mesmo, desde sua criação, ajudou a reduzir as desigualdades no acesso à saúde, bem como as instalações sanitárias. Ademais, contribuiu para o aumento da expectativa de vida e diminuição da mortalidade infantil. Entretanto, o investimento público na área nunca foi proporcional à necessidade de todos. Pois, são investidos apenas 8% do PIB, os quais, apenas 3,8% são destinados à saúde pública. Além disso, há corrupção, no que tange ao desvio de verbas destinadas à saúde.
Outrossim, são diversos os imbróglios pelos quais o Sistema perpassa, bem como a precariedade na oferta de medicamentos e a demora no atendimento, o que resulta em enormes filas de espera. No mais, é indubitável que a saída dos médicos cubanos do Brasil impactou negativamente a saúde pública.
Por fim, diante do exposto, visando a maior disponibilidade de recursos, o governo deve destinar pelo menos 7% do PIB à área da saúde pública, com o fito de investir no incremento da infraestrutura de hospitais. Além disso, o governo, em parceria com o Ministério da Saúde, deve retomar a parceria com o governo Cubano, a fim de obter-se um maior número de profissionais qualificados. A correta aplicação dessas medidas proporcionará a manutenção do acesso gratuito à saúde e, por conseguinte, melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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