Primeiramente é importante salientar que o ‘bullying’ é uma agressão recorrente nas escolas. Geralmente são executadas em grupos. Assim como descrito pelo psicólogo Dan Ariely, quando descreve o “Efeito manada”, este trata da influência que um grupo tem em realizar determinada “escolha”, neste caso, a influência da sensação de pertencimento é um agravante gerando uma agressão de cunho vultoso que tem um efeito ainda mais danoso. Neste sentido é significativo quebrar esse ciclo, para que o mínimo de jovens brasileiro sofram com intimidações psicológicas, físicas ou verbais, seja em grupo ou individualmente.
Segundamente, é significativo o agravamento mental das vítimas do ‘bullying’. Em muitos casos o agravamento de quadros de depressão e ansiedade são recorrentes. Segundo os psicólogos entrevistados pelo Brasil Escola, este quadro pode gerar entre problemas como problemas de agressividade, baixa de desempenho escolar e também pode gerar adversidades na fase adulta como, físico em drogas e álcool como “escape”. Por esses motivos a conscientização é uma arma para que principalmente os estudantes não precisem passar por essas situações desagraveis.
Por tanto é eminente que sejam criadas iniciativas para combater este obstáculo. Para isso, é essencial que o ministério da educação por intermédio de cursos de qualificação para professores e profissionais da educação de modo a combater o ‘bullying’ nas escolas. Para isso será necessário um ação em massa que corresponda ao efeito manada por meio dos profissionais de modo que os jovens alunos brasileiros sejam contemplados com o equilíbrio e a paz no ambiente escolar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.