Nesse sentido, deve-se destacar que o preconceito cultural inviabiliza a normalização do processo adotivo. De acordo com o físico alemão Albert Einstein, "é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Dessa forma, vê-se o quanto é difícil desconstruir o preconceito contra quem escolhe por adotar, uma vez que, se tornou rotineiro perguntas inadequadas, como o por que desses pais terem adotado, ao invés de terem filhos biológicos, deixando-os constrangidos. Logo, enquanto houver esse esteriótipo na sociedade brasileira, difícil será normalizar o processo de adoção.
Além disso, a burocracia exacerbada é o principal obstáculo para a adoção. Mesmo com a lei sancionada em 2019, pelo presidente Temer, que reduz à metade o tempo do processo, ainda é difícil passar pelo procedimento de adoção, pois tem várias etapas para a segurança dos adotantes e das crianças e adolescentes, que acabam durando mais do que deveriam, sobrecarregando o Poder Judiciário. Com isso, muitas crianças e adolescentes ficam na fila de adoção por muito tempo.
Portanto, cabe ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criar campanhas educativas, através da mídia televisa, para todos os públicos, que visem mostrar o quanto adotar é importante e o quanto eles são da família tanto quanto os filhos biológicos, fazendo que esse esteriótipo seja descontraído. Também, é necessário que o Poder Judiciário, elabore projetos sociais, por meio de Instituições políticas, com objetivo de ajudar as famílias que estão na fila de adoção há muito tempo, para que assim, mais crianças e adolescentes sejam adotados. Quem sabe assim, a adoção se torne um processo mais rápido, mas não tanto quanto no filme "Meu Malvado Favorito".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.