O artigo 5° da Constituição Federal diz: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país à inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade", entretanto na prática relacionada ao sujeito trans é o oposto disso no Brasil. Havendo como problema a ausência dos Direitos Humanos das pessoas em questão aos transgênero na sociedade e o substancial preconceito sobre a identidade transexual no país.
Primeiramente, é fundamental citar algumas das causas da tranfobia no Brasil. Uma delas é a circunstância de não haver uma lei clara que proteja os transexuais. Outrossim, por vezes a negligência por parte do estado aos direitos básicos previstos por lei são negados, dificuldades como quando são lhes requisitados os documentos e neles incluir-se um nome, uma imagem antiga e até mesmo a voz que não lhe faz jus, fata de oportunidade de emprego e mormente a tranfobia amedrontam trangêneros.
É imprescindível ressaltar que, é constante a condição com que tais crimes ocorram, tornando-os cotidianos na vida de quem sofre e pede socorro pela ética e educação dos praticantes do ato inconstitucional. Assim afirmado pelo filósofo Emmanuel Kant: " O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Deste modo, o corpo social brasileiro está tornando os seus aprendizados maternal e escolar impraticável com seu semelhante.
Portanto, medidas são essências para resolver o obstáculo. O Mec( ministério da educação) deve institui campanhas mediáticas em escolas, sobre o assunto para desenvolver a conscientização dos alunos, pais e responsáveis, de modo que entendam que a escolha individual de qualquer ser humano a sua identidade de gênero pertence a ele mesmo. E também para proteger os transexuais é importante que o governo crie leis de proteção a esses grupos, dessa forma os preconceituosos terão mais relação dos direitos humanos e efetuado a lei contendo: " O artigo 5° da Constituição Federal".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.