Sob essa ótica, é válido ressaltar o poder manipulativo da mídia e como traz convicções negativas ao psicológico dos espectadores. Segundo o escritor George Orwell: "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Portanto, a falta de criticidade leva o indivíduo a ser influenciado pelas promessas nos comerciais, usando técnicas exploradoras do desejo de ascensão social e obtenção da felicidade, com intuito de ter o fascínio do ouvinte. Desta forma, o cidadão é levado a fantasiar o bem-estar que a compra irá lhe trazer, um sentimento momentâneo já que após a satisfação da conquista, a aquisição se tornará algo inútil, fazendo o sujeito buscar outra fonte de júbilo e ocasionando uma nova compra. Logo, torna-se um ciclo vicioso, afetando a condição financeira do consumidor e em decorrência disto, a sua qualidade de vida.
Ademais, para a quantidade de consumo é necessário produzir muito, levando à exploração exacerbada de recursos ambientais. De acordo com o relatório Planeta Vivo da WWF, 30% a mais do que o planeta consegue repor já foi consumido, dessa maneira, é nítida a interferência no equilíbrio do planeta. Como exemplo temos a indústria têxtil, esta que adota a obsolescência programada - encurtamento do ciclo de vida do produto - em suas roupagens, as vestes de má qualidade e feitas em abundância são descartadas rapidamente, criando acúmulo de lixo e resíduos tóxicos, além do uso de recursos naturais não renováveis ser contínuo, ainda mais na situação atual, já que a pandemia corroborou para o crescimento da moda "fast fashion" nas redes sociais.
Urge, portanto, que o Ministério da Educação implemente aulas de Educação Financeira desde os primeiros anos escolares, por meio da formulação de diretrizes envolvendo o ensino de competências empreendedoras na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), sendo assim, também inserir demonstrações de como o consumismo afeta o ecossistema, além de oferecer palestras ministradas por empreendedores ou economistas para o ensino médio, a fim de tornar a consciência econômica comum e acessível. Logo, as novas gerações crescerão dominando o dinheiro, diminuindo as taxas de consumo no Brasil e fazendo com que a semelhança do país à letra musical, já citada, esteja no passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.