Diante desse contexto, a omissão do Poder Público, em relação à quase inexistente importância dada aos idosos no Brasil, ajuda a alfabetização na terceira idade ser dificultada, ainda mais. A partir disso, o importante filósofo alemão Friedrich Engels afirma que o Estado deve proteger os seus filhos. Seguindo sua perspectiva, independente se são jovens, que já nasceram no mundo digital, ou idosos, que têm que aprender a viver com as tecnologias, o governo precisa cuidar de todos, porém, isso não acontece, uma vez que, pouco se fala de educação digital para os mais velhos, de programas de os ensinem a entrar nesse mundo, que pode os oferecer segurança, informações a respeito de quase tudo, lazer e, acima de tudo, inserção social em um espaço, o digital, que os ajude.
Além disso, a pouca colaboração da família em ajudar seus parentes da terceira idade, infelizmente, complica o ensinamento das novas tecnologias para estes. De acordo com Walt Disney, célebre produtor cinematográfico, um homem não deve negligenciar sua família. Entretanto, seu pensamento não é colocado em prática, já que falta paciência por parte dos mais novos - que não tem problemas em usar um celular ou computador - em instruir seus familiares que não apresentam essa afinidade, deixando-os de fora de um meio que pode os auxiliar a criar independência em muitos fatores, como fazer ligações por conta própria ou pesquisar algo sozinhos. Logo, é necessário que a família também colabore para a alfabetização digital dos idosos nos dias atuais, já que depende-se muito do meio tecnológico no dia a dia.
Portanto, urge que as instituições que cooperam com a formação de indivíduos - o Estado e a família - promova, por meio de direcionamentos mais expressivos do governo e da sociedade, as verbas e solicitações nas redes sociais, a criação de programas educacionais apropriados para as pessoas na terceira idade, com a finalidade de tornar o mundo digital inclusivo a estes também. Dessa maneira, os idosos podem, de fato, exercer também seu direito previsto na Constituição e o Estado protege seus filhos mais velhos como deve.
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.