Convém ressaltar que a desigualdade de gênero é historicamente uma luta feminina. Pois, sofrem exclusão na política brasileira, as oportunidades são poucas comparadas ao gênero masculino e à medida que os anos se passam esse cenário vem aumentando. Segundo Bauman, sociólogo, " na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte". Portanto, tal problemática necessita ser solucionada.
Outrossim, é a irrelevância referente ao empoderamento feminino, pois a sociedade está acostumada a estabelecer na mulher o papel de "submissa ao homem" e " dona de casa", por este motivo elas são esquecidas e desvalorizadas, por impregnarem que não são capazes de exercer um cargo na política, mesmo havendo exemplos de mulheres que conseguiram e administraram bem. Segundo Heráclito, filósofo, " nada é permanente, exceto a mudança". Logo, é necessário a reversão desse cenário.
Diante dos fatos supracitados, o poder executivo deve exigir que haja a representatividade feminina na política, promovendo mais oportunidades nos cargos políticos. Ademais, o governo deve estabelecer campanhas ajudando na luta feminina, compartilhando as conquistas realizadas pelas suas antecedentes que obtiveram o mesmo propósito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.