Diante desse cenário, é válido salientar que os recursos estatais insuficientes configuram-se como principal desafio no combate a crise da mobilidade urbana. Segundo dados do jornal Estado de S. Paulo, a população que reside em áreas mais afastadas do centro e utiliza o transporte público sofre com a superlotação e o desconforto das viagens, assim como não têm a opção de optar pelo uso de bicicletas como meio alternativo, pois fora das regiões nobres não há ciclovias que garantam segurança. O exposto pode ser associado ao conceito de espaços luminosos e opacos proposto pelo geógrafo Milton Santos, que demonstra a desigualdade socioespacial e reflete que o Estado não está presente igualmente nas regiões.
Além disso, o individualismo junto a falta de incentivo à população contribui para a perduração do problema. O número de carros é crescente no Brasil, conforme o Detran, o país apresenta um automóvel para cada 4,4 habitantes, isso mostra que apesar de muitos apoiarem o uso do transporte coletivo e/ou ciclovias ainda optam por veículos privados. Esse aumento gera grandes impactos ambientais como o aumento da emissão de carbono na atmosfera, podendo gradativamente provocar mudanças climáticas, efeito que foi reduzido na Dinamarca, em vista de metade da população já recorrer a bicicletas como principal modal, assim como o personagem Mike.
Portanto, para que a crise da mobilidade urbana seja contornada, compete ao governo federal junto as prefeituras, promover melhorias no transporte público, por meio de investimentos estatais, as quais incluam veículos maiores, expansão das faixas exclusivas de bicicletas e ônibus e menor tempo de espera, de modo a incentivar a população a abandonar os carros para diminuir o engarrafamento e a poluição do ar. Assim, os diversos espaços terão atuação mais igualitária e o pleno direito ao transporte alcançará a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada