Avatar do usuário
Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70070
*Desafio para a formação dos surdos no Brasil*

Conhecida como "Cidadã" por ter sido criada no processo de redemocratização, a Constituição Federal brasileira de 1988, assegura a todos o direito essencial à educação. No entanto, apesar de garantia constitucional, nota-se que tal direito não é assegurado no que diz respeito aos desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil. Sendo assim, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da ineficiência legislativa e a discriminação. Diante disso, analisar as causas desse problema é medida que se faz imediata.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a insuficiência legislativa por parte do Estado, no que concerne à efetividade das leis. Nesse sentido, percebe-se que apesar de já haver garantia legal do direito à educação, também há uma considerável lacuna que inviabiliza o vigor jurídico. De acordo com Thomas Jefferson - terceiro presidente dos Estados Unidos-, a aplicação das leis é mais importante que a sua própria elaboração. Logo, é indubitável que a falta de Jefferson pode ser relacionada a não garantia de acesso à educação para pessoas surdas. Diante do exposto, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.

Ademais, é fundamental apontar a discriminação de pessoas com problemas auditivos como impulsionador do problema no Brasil, essa discriminação pode ser classificada como a exclusão que as pessoas surdas sofrem quando os ouvintes não as incluem em conversas. Mas, por que essa exclusão ocorre? É notório que o não ensino da linguagem em Libras dificulta a comunicação com indivíduos em deficiência auditiva, pois, apesar da Lei n° 10.436 reconhecer a Língua Brasileira de Sinais como a segunda língua oficial do país, seu ensino nas escolas ainda é pouco. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho.

Depreende-se , tendo em vista a problemática debatida, há a necessidade de se combater essa obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Legislativo, por meio das escolas, aja, implementando de forma obrigatória em instituições de ensino públicas e privadas o ensino das Libras desde o 3° do ensino fundamental, com a finalidade de eficientização legislativa da Constituição Federal e diminuindo a discriminação contra pessoas surdas. Assim, atenuar-se-á os desafios para a formação dos surdos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70071
@vitoriaca
@MariaLu1sa
@Anna1
@eurodrigo
@Higorrair

Bom dia, boa tarde/noite, meus/minhas corretor*s lind*s e maravilhos*s, como estão? Espero que bem! Estive um pouco ausente da plataforma por algo que ocorreu comigo aqui, mas já estou de volta e que bom! Estou trazendo mais uma Redação para a correção de vocês! Sou grata desde já. 🥰
0
Avatar do usuário
Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#71864
@hel0oooo bom dia, boa tarde/noite! Tudo bem? Você poderia corrigir a minha redação?
0
Avatar do usuário
Por hel0oooo
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#71908
Oiii @GabyyOliver, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok? Será um prazer corrigir mais uma redação sua, vamos lá?

observações
comentários
possíveis erros
desnecessário
reescrita/correção

introdução

Conhecida como "Cidadã", por ter sido criada no processo de redemocratização, a Constituição Federal brasileira de 1988, assegura a todos o direito essencial à educação. No entanto, apesar de garantia constitucional, nota-se que tal direito não é assegurado no que diz respeito aos desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil. Sendo assim, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da ineficiência legislativa e a discriminação. Diante disso, analisar as causas desse problema é medida que se faz imediata.


Ótima introdução, atente-se apenas ao erro de vírgula.


d1

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a insuficiência legislativa por parte do Estado, no que concerne à efetividade das leis. Nesse sentido, percebe-se que apesar de já haver garantia legal do direito à educação, também há uma considerável lacuna que inviabiliza o vigor jurídico. De acordo com Thomas Jefferson - terceiro presidente dos Estados Unidos -, a aplicação das leis é mais importante que a sua própria elaboração. Logo, é indubitável que a falta de Jefferson pode ser relacionada a não garantia de acesso à educação para pessoas surdas. Diante do exposto, faz-se mister¹ a reformulação dessa postura estatal urgentemente.¹

¹ Nesse caso, mister pode ser considerado sinônimo de urgente, ou seja, é como se você estivesse dizendo: "[...] faz-se urgente a reformulação da postura do Estado urgentemente." Acaba ficando redundante, entende?

Argumentação impecável e bom uso do repertório!

d2

Ademais, é fundamental apontar a discriminação de pessoas com problemas auditivos como impulsionador do problema no Brasil, essa discriminação pode ser classificada como a exclusão que as pessoas surdas sofrem quando os ouvintes não as incluem em conversas. Mas, por que essa exclusão ocorre?¹ É notório que o não ensino da linguagem em Libras dificulta a comunicação com indivíduos em deficiência auditiva, pois, apesar da Lei n° 10.436 reconhecer a Língua Brasileira de Sinais como a segunda língua oficial do país, seu ensino nas escolas ainda é pouco. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho.


¹ Bom, eu não sei com certeza a opinião dos corretores oficiais do Enem acerca de perguntas no meio da argumentação então obviamente não irei pontuar como desvio, mas acredito que seja melhor evitar.

Ótimo desenvolvimento, argumentação clara e objetiva, muito bem!

• conclusão •

Agente
Ação
Meio/modo
Intuito
Detalhamento

Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, [que] há a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Legislativo, por meio das escolas, aja, implementando de forma obrigatória em instituições de ensino públicas e privadas o ensino das Libras desde o 3° [ano] do ensino fundamental, com a finalidade de eficientização legislativa da Constituição Federal e diminuindo a discriminação contra pessoas surdas. Assim, atenuar-se-á os desafios para a formação dos surdos no Brasil.

Tudo certinho na conclusão.

E é isso! Fui bem breve na sua correção pois encontrei pouquíssimos pontos a considerar. Parabéns pelo seu desempenho, continue treinando e conte comigo para o que precisar <3
0
Avatar do usuário
Por hel0oooo
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#71910
hel0oooo escreveu:Oiii @GabyyOliver, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok? Será um prazer corrigir mais uma redação sua, vamos lá?

observações
comentários
possíveis erros
desnecessário
reescrita/correção

introdução

Conhecida como "Cidadã", por ter sido criada no processo de redemocratização, a Constituição Federal brasileira de 1988, assegura a todos o direito essencial à educação. No entanto, apesar de garantia constitucional, nota-se que tal direito não é assegurado no que diz respeito aos desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil. Sendo assim, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da ineficiência legislativa e a discriminação. Diante disso, analisar as causas desse problema é medida que se faz imediata.


Ótima introdução, atente-se apenas ao erro de vírgula.


d1

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a insuficiência legislativa por parte do Estado, no que concerne à efetividade das leis. Nesse sentido, percebe-se que apesar de já haver garantia legal do direito à educação, também há uma considerável lacuna que inviabiliza o vigor jurídico. De acordo com Thomas Jefferson - terceiro presidente dos Estados Unidos -, a aplicação das leis é mais importante que a sua própria elaboração. Logo, é indubitável que a falta de Jefferson pode ser relacionada a não garantia de acesso à educação para pessoas surdas. Diante do exposto, faz-se mister¹ a reformulação dessa postura estatal urgentemente.¹

¹ Nesse caso, mister pode ser considerado sinônimo de urgente, ou seja, é como se você estivesse dizendo: "[...] faz-se urgente a reformulação da postura do Estado urgentemente." Acaba ficando redundante, entende?

Argumentação impecável e bom uso do repertório!

d2

Ademais, é fundamental apontar a discriminação de pessoas com problemas auditivos como impulsionador do problema no Brasil, essa discriminação pode ser classificada como a exclusão que as pessoas surdas sofrem quando os ouvintes não as incluem em conversas. Mas, por que essa exclusão ocorre?¹ É notório que o não ensino da linguagem em Libras dificulta a comunicação com indivíduos em deficiência auditiva, pois, apesar da Lei n° 10.436 reconhecer a Língua Brasileira de Sinais como a segunda língua oficial do país, seu ensino nas escolas ainda é pouco. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho.


¹ Bom, eu não sei com certeza a opinião dos corretores oficiais do Enem acerca de perguntas no meio da argumentação então obviamente não irei pontuar como desvio, mas acredito que seja melhor evitar.

Ótimo desenvolvimento, argumentação clara e objetiva, muito bem!

• conclusão •

Agente
Ação
Meio/modo
Intuito
Detalhamento

Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, [que] há a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Legislativo, por meio das escolas, aja, implementando de forma obrigatória em instituições de ensino públicas e privadas o ensino das Libras desde o 3° [ano] do ensino fundamental, com a finalidade de eficientização legislativa da Constituição Federal e diminuindo a discriminação contra pessoas surdas. Assim, atenuar-se-á os desafios para a formação dos surdos no Brasil.

Tudo certinho na conclusão.

E é isso! Fui bem breve na sua correção pois encontrei pouquíssimos pontos a considerar. Parabéns pelo seu desempenho, continue treinando e conte comigo para o que precisar <3
Acabei de perceber que as cores referentes à ação e ao detalhamento ficaram um pouco difíceis de distinguir, mas eu considerei como detalhamento a parte em que é citado o 3° ano do ensino fundamental, ok? Irei prestar mais atenção na próxima vez :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
32 Exibições
por Ana276261
0 Respostas 
63 Exibições
por jhonas
2 Respostas 
56 Exibições
por jeonobre12
0 Respostas 
91 Exibições
por Annapsantos
0 Respostas 
81 Exibições
por Elostudy
0 Respostas 
80 Exibições
por BeatrizAF28
0 Respostas 
51 Exibições
por laif
0 Respostas 
100 Exibições
por Maiazinha2
0 Respostas 
71 Exibições
por sarabarroso
0 Respostas 
80 Exibições
por Erickbx

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, &quot;a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM