Na série "Sex Education", pertencente ao catálogo da Netflix, é retratada a história do personagem Erick. Ao longo da trama, a narrativa revela que o jovem sofre agressões verbais e violência física por ser gay, tentando até mudar seu quem ele é, por medo. Para além da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada àquela do século XXI: homofobia no contexto escolar brasileiro. Assim, esse cenário nefasto ocorre não só em razão da ineficácia governamental, mas também devido uma lacuna na educação. Dessa forma, urge analisar as causas dessa problemática e desenvolver estratégias para reverter esse quadro.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse problema. Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa dos líderes políticos favorece o crescimento do número de jovens que sofrem homofobia nas escolas. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra "Globalização e as consequências humanas", a humanidade caminha para uma desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle do Estado. Logo, é notável que o pensamento de Bauman pode ser relacionado a ineficácia estadual no combate à intolerância. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é fundamental apontar a falta de educação principalmente no que concerne ao combate ao preconceito que algumas pessoas nutrem contra pessoas LGBTQIA+. Segundo Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, "se a educação sozinha não transforma, sem ela tampouco a sociedade muda". Diante do exposto, a escola enquanto responsável pela formação educacional dos cidadãos brasileiros beneficia o aumento de casos homofóbicos no ambiente escolar, pois não dispõe em sua grade curricular aulas voltadas para trabalhar o respeito. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal aja, criando o projeto "Respeito para Todos", que será implementado nas escolas e consistirá na criação de aulas ministradas por indivíduos LGBTQIA+, com o intuito de cativar nos jovens o respeito às diferenças e diminuir o índice homofóbico no ambiente educacional. Dessa maneira, atenuar-se-á, o impacto maléfico causado por esse preconceito e assim a realidade de vários jovens não será como a de Erick.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.