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Por Franzred
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Desde a invenção da escrita, o mundo não foi mais o mesmo, e, tecnologias como a prensa de Gutenberg, do século XV, possibilitaram a difusão do conhecimento escrito através dos livros. Contudo, apesar da produção literária em massa, o acesso a literatura atualmente no Brasil, tem se mostrado injusto, desigual e escasso. Fatos que corroboram para isso são a má formação leitora na infância e a ameaça de taxação literária.

Em primeiro plano, a formação leitora desde a infância tem se mostrado prejudicial para a difusão literária no Brasil, isso é refletido na pesquisa feita em 2015 pelo Instituto Pró-Livro, na qual, entre os entrevistados, 67% tinham alguma dificuldade para ler. Ou seja desde a infância, os brasileiros não são influenciados ao hábito da leitura, problema esse que se estende até a vida adulta e contribui para que o acesso a literatura seja talhado, pouco a pouco no país. Afinal, uma pessoa que não lê não incentiva outras a lerem.

Outrossim, ameaça de taxação literária também tem atemorizado os defensores da leitura no Brasil, pois além de aumentar os impostos sobre os livros em 12%, revelam, sobretudo, a limitação deles e, consequentemente, do conhecimento contido neles. Portanto, a taxação impede que uma parcela mais pobre da população se volte para os livros e isso impacta diretamente no acesso à literatura no país.

Infere-se, portanto, que é essencial a intervenção do Ministério da Educação e Cultura em parceria com livrarias, os quais deverão promover campanhas de incentivo à leitura e doação de livros em escolas e periferias, separando as produções de acordo com as faixas etárias e priorizando as crianças ponto final a fim de promover o hábito da leitura incentivar, já na primeira infância, a formação de leitora, além de proporcionar aos mais pobres o acesso aos livros. Contribuindo assim, para o aumento do acesso a literatura no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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