As formações de classes configuram um cenário desfavorável aos assalariados. Diante deste fato, o sociólogo alemão Karl Marx, que dedicou sua vida ao estudo do capitalismo, diz que as relações sociais entre opressores e oprimidos estão datadas de séculos atrás, corroborando para extrema exploração do proletariado, que tem como seu principal bem a força de trabalho. Logo, a classe trabalhadora é forçada às longas jornadas trabalhistas, ambientes de produção medíocres e a maior parte de sua produção nas mãos dos donos de capital, para garantia de sua mínima sobrevivência.
Ademais, a ociosidade de trabalhadores e proletários em situações de sobretrabalho desumanizam a produção. Conforme o exército industrial de reserva do sociólogo Karl Marx, há uma altíssima quantidade de trabalhadores ociosos em condições miseráveis ansiando por um emprego, enquanto os que possuem emprego passam por sobretrabalho e exploração, permitindo aos detentores dos meios de produção a regulação do mercado, diminuindo os salários e aumentando a miséria.
Portanto, torna-se responsabilidade do Ministério do Trabalho a utilização de estratégias geopolíticas para atração de transacionais, gerando empregos e estimulando o círculo virtuoso econômico. Além disto, a fiscalização de ambientes de produção para cumprimento dos direitos trabalhistas através de verbas governamentais. Assim, a economia será fomentada, permitindo que haja diminuição na quantidade de desempregados e, garantindo aos brasileiros condições de trabalho mais justas e favoráveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.