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Por Nathaliaol
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Durante o Brasil colônia e o Brasil Império,o acesso à saúde era determinado pela classe social do indivíduo. Os nobres tinham fácil apropriação aos cuidados médicos, porém,os pobres, indígenas e escravos, não possuíam. Dessa forma, percebe-se como o saneamento básico, assim como as secas enfrentadas em algumas regiões especificamente no nordeste,contribuem para a problemática em questão.

Ademais, o fator pelo qual as epidemias são agravadas é a falta de saneamento básico. Segundo os dados da organização mundial de saúde (OMS), estima-se que metade da população mundial não tem acesso ao atendimento básico de saúde. Logo, o primeiro passo para que seja minimizada essa desigualdade social é promover um atendimento de qualidade e igualitário a todos os cidadãos, de modo que as necessidades físicas do indivíduo sejam supridas.

Outrossim, outra questão a analisar-se são as secas presentes nas regiões do nordeste. Visto que, Graciliano Ramos em seu livro "Vidas secas", narra a luta cotidiana de uma família que busca mecanismos para superar a falta d'água. Consequentemente, é viável que com a necessidade de água, as doenças vão se espalhando ainda mais, pois, o direito à saúde é negligenciado a uma minoria da população, que mesmo com leis favoráveis, não é realizada.

Portanto, é indubitável que os desafios para lidar com as epidemias no Brasil precisam de melhorias gradativas. Sendo assim, cabe à Organização Mundial de Saúde junto com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas criar ações de poções artesanais e demandas de investimentos nos postos e hospitais para que se obtenha rendimento adequado para todos, e também um país mais organizado e palpável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por GabiNatali
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#69715
Olá, corrigirei amanhã, pode ser?
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Por GabiNatali
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#69832
Bom dia. Vou colocar aqui os pontos q eu acho q vc pode melhorar. Não sou uma expert do assunto e ainda tenho que aprender muito sobre redações, então talvez eu erre.


Durante o Brasil colônia e o Brasil Império,o acesso à saúde era determinado pela classe social do indivíduo. (elemento de coesão) Os nobres tinham fácil apropriação aos cuidados médicos, porém,os pobres, indígenas e escravos, não o possuíam. Dessa forma, percebe-se como o saneamento básico, assim como as secas enfrentadas em algumas regiões especificamente no nordeste,contribuem para a problemática em questão. Esse parágrafo é sua introdução. O seu tema é "desafios na saúde pública: como lidar como lidar com epidemias no Brasil?". Vc mencionou saúde na sua contextualização, mas não problematizou a questão da epidemias. A parte em cinza é a sua tese, porém ela foge um pouco do seu tema, pois não fala sobre as epidemias nem sobre a saúde pública.

Ademais, o fator pelo qual as epidemias são agravadas é a falta de saneamento básico. Segundo os dados da organização mundial de saúde (OMS), estima-se que metade da população mundial não tem acesso ao atendimento básico de saúde. Logo, o primeiro passo para que seja minimizada essa desigualdade social é promover um atendimento de qualidade e igualitário a todos os cidadãos, de modo que as necessidades físicas do indivíduo sejam supridas. Esse parágrafo está bem estruturado, todavia aconselho que vc discorra sobre o problema no âmbito nacional, já que o tema pede para falar sobre as epidemias no Brasil. Destaquei a parte em amarelo porque ela funcionaria muito bem como oração da tese, entretanto ela não está errada, é só uma observação. Além disso, vc usou conectivos, o que enriquece muito a sua redação.

Outrossim, outra questão para analisar-se são as secas presentes nas regiões do nordeste. Visto que, Graciliano Ramos em seu livro "Vidas secas", narra a luta cotidiana de uma família que busca mecanismos para superar a falta d'água. Consequentemente, é viável que com a necessidade de água, as doenças vão se espalhando ainda mais, pois, o direito à saúde é negligenciado a uma minoria da população, que mesmo com leis favoráveis, não é realizada. Boa estruturação do parágrafo. Só algumas observações: a palavra viável não está muito bem "encaixada" e acho q vc deveria explicar porque as doenças se espalham ainda mais.

Portanto, é indubitável que os desafios para lidar com as epidemias no Brasil precisam de melhorias gradativas. Sendo assim, cabe à Organização Mundial de Saúde (agente), junto com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas [i]criar ações de poções artesanais e demandas de investimentos nos postos e hospitais [/i](ação) para que se obtenha rendimento adequado para todos, e também um país mais organizado e palpável (efeito). Acho que a sua retomada do problema deve ser detalhada um pouco mais, de acordo com o que foi colocado no desenvolvimento. A parte em laranja clarinho está meio confusa. Ademais, a sua proposta de intervenção deve ter, para além de agente, ação e efeito, modo (o jeito que sua ação vai ser feita) e detalhamento (uma outra informação da proposta de intervenção).

Obs.: sugiro que vc veja o vídeo de como montar sua tese, é do canal Viramundo, desse mesmo fórum. Mas tirando isso, vc estruturou bem sua redação.


Espero de coração ter ajudado. Não desista nem desanime, fazer redação é difícil, mas com o tempo e a prática fica mais fácil.
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Por GabiNatali
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#69850
Nathaliaol escreveu:@GabiNatali muito obrigada pela correção. A nota que você daria seria quanto?!
Olha não sei ao certo. Não gosto de dar às notas pq talvez ela não fique certa, talvez eu dê uma nota maior ou menor. Entende?
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