Em primeiro plano, é mister ressaltar a ausência do cumprimento legislativo no asseguramento do direito à educação para com algumas parcelas sociais. De acordo com a Constituição Federal de 1988, se assevera o direito de acesso à educação como privilégio de todo cidadão brasileiro. Contudo, o Estado não vem cumprindo com seu dever, tendo em vista a volumosa quantidade de crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras, de transporte até às escolas, ou até uma alimentação adequada para enfrentar a jornada escolar de forma que se aproveite os estudos de maneira integral e satisfatória. Nesse sentido, fica claro o descaso do Estado em não proporcionar uma situação adequada para que exista um ensino de qualidade e a diminuição da taxa de desanalfabetização no Brasil.
Em segundo plano, é viável entender como a precarização do ensino nacional afeta prioritariamente o desenvolvimento escolar das populações em situação de vulnerabilidade social. Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, explicita, o perfil majoritário dessa população é: mulher, interiorana, negra e pobre. Diante de tal informação, é inteligível a intersecção existente, pois muitas dessas cidadãs precisaram cuidar de irmãos e de casa ainda na mais tenra idade, consequentemente se ausentando do ambiente escolar, que por mais uma consequência as impossibilita de alcançar um emprego de qualidade para sustentar seus respectivos filhos, dessa forma, não permitindo a quebra desse ciclo da orfandade de conhecimento. Logo, a inexistência de encorajamento e programas educacionais específicos por parte do governo corrobora para uma inacessibilidade de aprendizagem para determinadas camadas populacionais.
Portanto, medidas são necessárias para assegurar a resolução desse impasse. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação – órgão governamental responsável pelas demandas educacionais no país -, juntamente às ONGs (Organizações não Governamentais) elaborar aulas de alfabetização de jovens e adultos mediante projetos pedagógicos, tendo as ONGs o papel buscar e disponibilizar empregos com a finalidade de inserir dignamente essa população no mercado de trabalho formal. Ademais, a divulgação desse projeto deve ser feita através de de propagandas que sejam transmitidas em horário nobre e nas redes sociais. Além disso, o MEC deve disponibilizar transporte escolar de qualidade para crianças e adolescentes, junto a um projeto de merenda nas escolas que seja distribuída nos horários de cada refeição essencial. Dessa forma, será possível seguir os ensinamentos de Paulo Freire para se atingir uma sociedade plena e transformada pela educação.
Tentando corrigir apenas redações sem correção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 178
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.