Em primeiro lugar, deve - se ressaltar a ausência de medidas governamentais efetivas de incentivo as escolas para portadores de necessidades especiais.
Segundo dados do inep, escolas exclusivas e classes especiais apresentam quedas em seus números desde 2011, tais situações evidência o não cumprimento da constituição.
Em segundo lugar, a falta de estrutura das escolas para receber alunos especiais ainda é um desafio para a educação brasileira. É necessário uma maior especialização dos profissionais educacionais, adjundo de políticas de acessibilidade para um melhor acolhimento desses alunos nas instituições escolares.
Com o supracitado, mostra-se necessário que os responsáveis assumam, portanto, seus compromissos acerca dos desafios da formação educacionalde surdos no Brasil. Uma vez que é direito de todo brasileiro ter acesso a educação. Uma forma de combate baseia-se em buscar exemplos em países "modelos" em educação especial e investir em capacitação de profissionais brasileiros. Tal medida é possível com a parceria entre governo, comunidade e empresários, afim de amenizar os problemas educacionais e assegurar o direito constitucional de educação para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada