Avatar do usuário
Por v2003
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68909
A Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5, assegura a todos os indivíduos a liberdade de crença. Entretanto, existe, ainda, uma morosidade por parte do Poder Público em combater a intolerância religiosa no Brasil. Nesse sentido, por uma intolerância formada desde do período colonial e pela falta de melhores orientações nas instituições de ensino, é perceptível a necessidade de medidas com maior eficácia.

É indubitável que as raízes da discriminação religiosa são existentes desde a colonização do Brasil, resultado de uma falta de liberdade de crença por parte dos primeiros exploradores. Segundo o físico Albert Einstein é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado. Seguindo esta lógica de raciocínio, a intolerância no Brasil é fundamentada por heranças históricas, alimentadas por uma visão eurocêntrica, trazida pelos primeiros colonizadores e que se mantém presente na sociedade atual. Evidência disso é aumento da intolerância religiosa nos últimos anos, segundo a Secretaria de Direitos Humanos do país e a necessidade da criação do "Dia de combate à Intolerância Religiosa". Desse modo, é notório que se a discriminação à crença não for abolida da sociedade contemporânea, as consequências tende a ser mais graves, a exemplo do aumento das destruições de diversos templos religiosos.

Outrossim, a falta de profissionais nos centros educacionais é um fator que colabora com a intransigência  dos credos. Pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2015 com estudantes afirma que  a prática de agressões físicas e verbais são frequentes. Contudo, essas ocorrências geralmente não são resolvidas pelas autoridades competentes, ocorrendo assim um amendrontamento das vítimas. Confirmação disso são os inúmeros casos apresentadas pela mídia nacional todos os anos, além das crescentes denúncias registradas pela justiça. Assim, é nítida a falta de debates sobre o tema está relacionada aos aumentos dos casos.

Portanto, com a finalidade de extinguir a Intolerância religiosa no país, é dever do Governo - sujeito responsável por zelar a nação - em conjunto com o Poder Legislativo torne as leis, já existentes, eficientes em punir com mais rigor os indivíduos que violarem esse direito. Além disso, poderia existir por parte das disciplinas de ciências humanas mais debates sobre o tema, assegurando assim o que está escrito na Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
31 Exibições
por Gabrieleeeg
1 Respostas 
97 Exibições
por lara02
As raízes do racismo no Brasil
por FernandaCSo    - In: Outros temas
3 Respostas 
317 Exibições
por FernandaCSo
0 Respostas 
79 Exibições
por Altamirando
0 Respostas 
166 Exibições
por Lerezende
2 Respostas 
138 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
87 Exibições
por William2024
0 Respostas 
1212 Exibições
por giezg
0 Respostas 
89 Exibições
por KinseyMaster
1 Respostas 
118 Exibições
por Realwees

Como uma de muitas vítimas desses golpes , […]

A violência contra a mulher é um prob[…]

No que concerne, a persistência da viol&ecir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM