Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#68880
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nesse, são discutidas pautas relacionadas ao problema ressaltado, mas ele é insuficiente - já que, no restante do ano, esse tipo de violência tem sido posto em segundo plano pela sociedade - o que torna o seu combate ainda mais difícil, sobretudo, no Brasil. Dessa forma, cabe esclarecer as dificuldades para atenuar essa luta: a negligência familiar, bem como a arbitrária acessibilidade da internet.

Diante disso, é importante entender como o descaso familiar contribui para esse cenário. Como ilustração, pode-se analisar a Mência - personagem da série espanhola Elite -, que, com apenas 16 anos, após os seus pais abandonarem o contato com ela, foi vítima de exploração sexual para tentar se manter. Fora da ficção, percebe-se que, por conta dessa negligência parental, muitos menores de idade são submetidos a situações como essa, o que o "Disque 100" - serviço brasileiro de denúncias contra esses casos - confirma, já que, por ano, milhares de ocorrências semelhantes são registradas. Por isso, a falta de confiança nos responsáveis faz com que os filhos, como a garota da série, escondam o problema, já que não se sentem seguros em expor - o que contribui para a manutenção desse impasse.

De outra parte, a acessibilidade proposta pela internet também obstaculiza esse combate. Como exemplo, pode-se citar o "Age Restriction System" da Google - sistema que define idades mínimas para o acesso a diferentes plataformas. Na prática, contudo, essa restrição não é efetiva, já que qualquer menor pode, ao se registrar, colocar uma data de nascimento alternativa, tornando-se, assim, livre para navegar em redes sociais e ter contato com possíveis pedófilos - muitas vezes disfarçados de pessoas mais novas - que, constantemente, segundo registros do Facebook e do Instagram, por chamadas de vídeo ou encontros físicos, aproveitam-se sexualmente desses pequenos. Logo, é indubitável que a família e a internet possuem papéis fundamentais nesse combate.

Dessarte, a fim de atenuar o problema, deve-se agir. Para isso, o Google Brasil, aliado à Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, precisa, por meio da divulgação em plataformas filiadas, como o Instagram e o Facebook, promover campanhas - direcionadas ao público de perfil familiar - que mostrem, com estatísticas de prova, a necessidade de não abandonar o contato com os filhos. Em soma, com o mesmo fito de reduzir os casos de exploração e abuso sexual contra os pequenos, é urgente que, a partir de agora, seja exigido o CPF no momento de registro em redes sociais - o que evitaria falsas identidades. Com isso, a luta do 18 de maio passará a vigorar na prática e em todo o ano.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#68881
Boa tarde, pessoal! Como estão? Espero que tudo bem!

Produzi mais uma redação solicitada pelo meu curso e adoraria receber, além dos professores, a opinião de alguns corretores por aqui.

@vitoriaca, como vai, amiga? Um vídeo seu seria incrível, hein? :roll:
@Felipe082, amigão, como anda? Não te vejo por aqui há dias, mas caso dê uma passada no fórum, passe por aqui, hehe. :lol:

Não estou lembrando de outros corretores, mas todos podem corrigir, caso queiram. :)

Um abraço! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69050
Olá, meu querido e renomado Rodrigo! Como vai?
Perdão pela demora com o retorno... Essa semana tem sido tensa, o trabalho tem exigido 100% de mim :shock:
Bom, eu posso sim "corrigir" seu texto. Será um prazer.
Prometo que amanhã eu passo por aqui, ok? Trarei um vídeo bem supimpa para você!

Abraços :D
@eurodrigo
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#69053
vitoriaca escreveu:Olá, meu querido e renomado Rodrigo! Como vai?
Perdão pela demora com o retorno... Essa semana tem sido tensa, o trabalho tem exigido 100% de mim :shock:
Bom, eu posso sim "corrigir" seu texto. Será um prazer.
Prometo que amanhã eu passo por aqui, ok? Trarei um vídeo bem supimpa para você!

Abraços :D
@eurodrigo
Que maravilha! Hehe! :D

Ah, olha só! A renomada Vitória agora é laranjinha também. Haha! Boa! :lol:

Aguardo pelo seu retorno, Vit. :)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69057
SIM, AGORA EU SOU LARANJINHA! Confesso que quando vi, meu coração acelerou... Sou toda boba para essas coisas. :lol:

Inté.
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#69059
@Gaab88, grato pela avaliação. Você poderia justificar as respectivas reduções nas competências não maximizadas? Não sei se você é nova (ou novo) aqui, mas é importante explicar as suas pontuações, ok? Aguardo retorno! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#69194
@eurodrigo, ei!
Eu ainda não gravei a sua correção, pois tive alguns imprevistos... Tentarei gravar ainda hoje, visto que já fiz as observações nela só falta o vídeo mesmo! :?

Abraços.
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#69196
vitoriaca escreveu:@eurodrigo, ei!
Eu ainda não gravei a sua correção, pois tive alguns imprevistos... Tentarei gravar ainda hoje, visto que já fiz as observações nela só falta o vídeo mesmo! :?

Abraços.
Fique tranquila, Vit! Sem pressa. :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#69328
vitoriaca escreveu:Ei, querido! Tudo bem?
Até que enfim consegui gravar sua correção kkkkk
Espero que eu tenha acrescentado em algo e me desculpe pela voz fanha (parece que toda vez que vou gravar correção eu invento de dar alergia :oops:).

Segue o link para o acesso:
Correção: AS DIFICULDADES PARA DIMINUIR O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL (Rodrigo)

Abraços. :D
Opa, Vit! Adorei a sua correção. :)

Bom, achei interessante as mudanças na introdução, mesmo que, com elas, o sentido não se altere; a estrutura fica, da certa forma, mais fluída. Na verdade, enquanto escrevo, eu não penso muito na formatação, sabe? Quando isso acontece, eu acabado perdendo muito tempo tentando fazer algo com uma visualização mais "bonita" e, assim, saio prejudicado no restante do texto, já que, como sabemos, o ENEM não sugere uma extensão de período de escrita, infelizmente. Mas, de todo modo, achei bem pertinente a sua observação. :D

A respeito do "manter" no desenvolvimento 1, realmente, ficou um pouco vago. Posso, arbitrariamente, considerar que o corretor entenda como manutenção financeira, mas, sabemos que não se deve confiar no entendimento subjetivo dos avaliadores kkkkkkk. Então, sim, eu deveria ter acrescentado o "financeiramente". Ficarei mais atento nas próximas. :)

Então, é muito comum a gente pensar que antes de qualquer palavra feminina - e com sentido oposto ao "ao" masculino - deve ser inserida uma crase, mas, cuidado, não é bem assim que funciona. Nesse caso, perceba que, morfologicamente, o núcleo está no plural, porém, semanticamente, com sentido abrangente. O que isso quer dizer? Bom, quer dizer que a crase pode descansar em situações como essa. Exemplificando: eles foram submetidos à situações (errado); eles foram submetidos às situações descrevidas <sentido específico> (correto). Pegou a manha? Hehe!

Grato pelos elogios e, novamente, parabéns pela dedicação com a plataforma! :mrgreen:
Ps.: espero por novas redações suas, hein? ^^

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
194 Exibições
por ladyrafa
0 Respostas 
167 Exibições
por mariabeltrao
1 Respostas 
169 Exibições
por Lpcostta
11 Respostas 
657 Exibições
por Alunaaaamed
2 Respostas 
88 Exibições
por Welly
0 Respostas 
155 Exibições
por beatriz23
3 Respostas 
557 Exibições
por Myllene02
2 Respostas 
186 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
61 Exibições
por Giovanalee
0 Respostas 
79 Exibições
por Tiagoh7

John Locke, filósofo inglês, destaca […]

Golpes no mundo

Os golpes hoje em dia vêm crescendo a cada v[…]

O seu repertório de chaves para conectar um[…]

Alguém poderia corrigir por favor @EuDavi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM