Diante disso, é importante entender como o descaso familiar contribui para esse cenário. Como ilustração, pode-se analisar a Mência - personagem da série espanhola Elite -, que, com apenas 16 anos, após os seus pais abandonarem o contato com ela, foi vítima de exploração sexual para tentar se manter. Fora da ficção, percebe-se que, por conta dessa negligência parental, muitos menores de idade são submetidos a situações como essa, o que o "Disque 100" - serviço brasileiro de denúncias contra esses casos - confirma, já que, por ano, milhares de ocorrências semelhantes são registradas. Por isso, a falta de confiança nos responsáveis faz com que os filhos, como a garota da série, escondam o problema, já que não se sentem seguros em expor - o que contribui para a manutenção desse impasse.
De outra parte, a acessibilidade proposta pela internet também obstaculiza esse combate. Como exemplo, pode-se citar o "Age Restriction System" da Google - sistema que define idades mínimas para o acesso a diferentes plataformas. Na prática, contudo, essa restrição não é efetiva, já que qualquer menor pode, ao se registrar, colocar uma data de nascimento alternativa, tornando-se, assim, livre para navegar em redes sociais e ter contato com possíveis pedófilos - muitas vezes disfarçados de pessoas mais novas - que, constantemente, segundo registros do Facebook e do Instagram, por chamadas de vídeo ou encontros físicos, aproveitam-se sexualmente desses pequenos. Logo, é indubitável que a família e a internet possuem papéis fundamentais nesse combate.
Dessarte, a fim de atenuar o problema, deve-se agir. Para isso, o Google Brasil, aliado à Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, precisa, por meio da divulgação em plataformas filiadas, como o Instagram e o Facebook, promover campanhas - direcionadas ao público de perfil familiar - que mostrem, com estatísticas de prova, a necessidade de não abandonar o contato com os filhos. Em soma, com o mesmo fito de reduzir os casos de exploração e abuso sexual contra os pequenos, é urgente que, a partir de agora, seja exigido o CPF no momento de registro em redes sociais - o que evitaria falsas identidades. Com isso, a luta do 18 de maio passará a vigorar na prática e em todo o ano.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.