Sendo que nesse contexto, é significativo ressaltar que a perda demasiado de mantimentos e de comidas, é estruturalmente relacionando com período de colheita, o transporte inadequado e sobretudo o consumo excessivo e desnecessário, a qual, o Ministério da Saúde, revelou dados de 2014, que 52,2% da população brasileira, consome excessivamente, ocasionando uma diversidade de problemas relacionados a saúde e o bem-estar.
Além de que, é considerativo em destacar que não só o consumo excessivo ocasiona a fome e o desperdício de alimentos, como as alterações e atuações do clima e da natureza sobre o meio externo, ocasionando ultimamente, graves secas e inundações, como no caso do El Niño, que propicia o agravamento em inúmeras regiões no mundo. Sendo que o El Niño, é um fenômeno natural e climático de escala global, que acontece em cerca de cada quatro anos. Causando aquecimento de forma anormal nas águas do oceano Pacífico e interferindo no clima de diversas regiões, como na América do Sul, do Norte e na Ásia. Sendo que, se o El Niño inunda e devasta plantações e locais, por outro lado, promove a falta de água e a prejudica o meio de subsistência, a pecuária e a agricultura. Agregando no aumento de casos de pessoas passando por situação de insegurança alimentar e de indigência.
Dado o exposto, fica evidente a necessidade do combate e da minimização da fome e do desperdício de comida. Para isso efetivar, é fundamental Organização não governamentais (ONGs), por intermédio de campanhas e debates publicitários, realizarem projetos e colaborações que recuperem e reservem qualquer categoria de alimento. Ademais, é essencial o ministério da agricultura, pecuária e do desenvolvimento, a partir de exposições sociais, educativas e públicas, promover a conscientização da importância de cada restante de alimento, de modo a proporcionar a diminuição de casos de fome e do consumo supérfluo. Somente assim, o índice de insegurança alimentar seja insignificante e despreocupante.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.