Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68231
Assegurado pela constituição do Brasil - tida como cidadã - de 1988, o acesso à saúde é um direito de todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, é notável que, na prática, tal prerrogativa está longe da realidade vivenciada por milhões de civis. Como consequência, esse panorama leva instituições imprescindíveis à melhora desse quadro ao descrédito por parte do público, culminando, assim, em prejuízos tanto para o próprio Sistema se Saúde (SUS) quanto à própria população. Portanto, são necessárias medidas para contornar esse empecilho.

Em primeiro lugar, faz-se necessário reconhecer a importância da saúde pública e o impacto que o desvio de seus recursos causa em seus resultados sociais. Segundo o filósofo grego Aristóteles, “a base da sociedade é a justiça”, sendo ela fundamental para o bom funcionamento da sociedade em sua totalidade. No entanto, a ética e moral corrompidas de determinados indivíduos responsáveis pela administração de recursos públicos voltam-se para seus próprios interesses em detrimento das necessidades de sua comunidade, resultando em pacientes na fila de espera para realizarem cirurgias urgentes, justamente por falta de insumos necessários para a execução segura de tais atividades. Com isso, uma maior fiscalização por parte da máquina estatal é precisa para a melhora e manutenção dos serviços de saúde existentes.

Em segundo lugar, o descrédito no Sistema Público de Saúde por parte dos cidadãos é resultado do precário gerenciamento dos recursos a ele destinados. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Estadão no ano de 2020, cerca de 150 milhões de brasileiros dependem do SUS, mas, se pudesse, grande parte desses usuários optaria por migrar para o sistema privado de saúde por acreditar que este é mais confiável e seguro que o primeiro citado. Em consonância a isso, esses mesmos cidadãos param de defender e zelar pelo sistema comum, deixando-o ainda mais vulnerável a desvios e cortes, reduzindo a qualidade de seus serviços e, desse modo, gerando um ciclo de descrença civil e sucateamento público do bem comum. Em síntese, o descaso com recursos públicos dá espaço para o agravamento da crise da saúde e impacta diretamente da confiabilidade dos órgãos responsáveis por ela, quadro esse que necessita de intervenção para ser resolvido de maneira efetiva.

Dessa maneira, entende-se que ações são requeridas para mudar a direção dessa situação. Por isso, é de responsabilidade do Poder Legislativo fiscalizar o cumprimento – ou não – dos direitos constitucionais garantidos por intermédio da operação fiscal intitulada “Saúde sim; corrupção não!”, com o fito de reduzir drasticamente as ocorrências de desvios de recursos de sistemas públicos de saúde e, assim, poder oferecer serviços de mais qualidade e rapidez para a sociedade que, com isso, poderá tornar a confiar nas instituições. Por fim, apenas assim será possível garantir a saúde plena e transformar o texto presenta na Carta Magna em uma realidade.

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 186

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 191

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 191

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68232
Oi, gente, tudo bom com vocês??????

@Dante, @Deivid16, @chihirukiki, @cassiahso e @jheromagnoli poderiam dar uma olhadinha nessa redação aqui? Dei meu melhor e adoraria ver a opinião de vocês!

Ressalto que sempre que quiserem que eu dê uma olhada na redação de vocês é só me marcar 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Deivid16
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68233
Willa escreveu:Oi, gente, tudo bom com vocês??????

@Dante, @Deivid16, @chihirukiki, @cassiahso e @jheromagnoli poderiam dar uma olhadinha nessa redação aqui? Dei meu melhor e adoraria ver a opinião de vocês!

Ressalto que sempre que quiserem que eu dê uma olhada na redação de vocês é só me marcar 🌼
bom, eu só sou um mero alindo do 3° ano, mas pelo que eu conheço de redação, a sua está muito boa. Só acho que poderia usar mais conectivos, não teria necessidade de colocar “por fim” na conclusão e também não teria necessidade de colocar aspas na parte de Aristóteles, do D1. Muito boa sua redação, português excelente.
0
Avatar do usuário
Por Deivid16
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68235
Deivid16 escreveu:
Willa escreveu:Oi, gente, tudo bom com vocês??????

@Dante, @Deivid16, @chihirukiki, @cassiahso e @jheromagnoli poderiam dar uma olhadinha nessa redação aqui? Dei meu melhor e adoraria ver a opinião de vocês!

Ressalto que sempre que quiserem que eu dê uma olhada na redação de vocês é só me marcar 🌼
bom, eu só sou um mero alindo do 3° ano, mas pelo que eu conheço de redação, a sua está muito boa. Só acho que poderia usar mais conectivos, não teria necessidade de colocar “por fim” na conclusão e também não teria necessidade de colocar aspas na parte de Aristóteles, do D1. Muito boa sua redação, português excelente.
*aluno
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68302
Oie , @Willa! Tudo bem com você? Posso corrigir sim. Estou bem atarefada, mas assim que possível mando a análise do seu texto. Abraços! :D

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68303
@Deivid16, sua correção ficou ótima, muito obrigada por ela!
Anotei tudo o que foi citado para estudar mais um pouco e dar meu melhor nas próximas redações ;D

Enfim, sempre que quiser uma correção, me marque que eu apareço o mais rápido possível 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68307
@chihirukiki, okay!!!!

Mas, por favor, corrija só quando tiver tempo mesmo, sem pressa, pois eu espero o tempo que for por uma correção sua ;)

Beijos e muito, mas muito obrigada mesmo 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69524
Olá, @Willa! 🐰🌼
Finalmente estou aparecendo por aqui. Mil perdões pela demora! Espero que você entenda ;-;
Vim aqui retribuir a imensa ajuda que você me dá quando corrige meus textos.

Vamos lá?!
Apenas um adendo inicial: ainda não sou a melhor em gramática, estou estudando para melhorar, então não trarei 100% do detalhes possíveis da COMP I.

✏️ INTRODUÇÃO
Assegurado pela constituição do Brasil - tida como cidadã - de 1988, o acesso à saúde é um direito de todos os cidadãos brasileiros. (ABERTURA/CONTEXTUALIZAÇÃO)
Entretanto, é notável que, na prática, tal prerrogativa está longe da realidade vivenciada por milhões de civis. (TESE)
Como consequência, esse panorama leva instituições imprescindíveis à melhora desse quadro ao descrédito por parte do público, culminando, assim, em prejuízos tanto para o próprio Sistema se (errinho de digitação rs) Saúde (SUS) quanto à (Crase desnecessária) própria população. Portanto, são necessárias medidas para contornar esse empecilho.(APRESENTAÇÃO DOS ARGUMENTOS 1 e 2)

📝OBSERVAÇÕES:
EXCELENTE parágrafo! Apresenta todos os pontos necessários:
- Contextualização ✔️
- Tese ✔️
- Apresentação dos argumentos presentes no D1 e D2 ✔️

Ótima articulação de ideias, conseguiu introduzir o tema com maestria. Está no caminho certo!
Meus únicos comentários, são: a sua apresentação de argumentos me pareceu um pouco desconexa. Li umas 4 vezes e continuo sem entender muito bem. Talvez seja minha mente cansada, não sei. Além disso, não costumo colocar finalização no parágrafo de introdução, mas é um gosto pessoal, só aponto mesmo para o cuidado com o número de linhas, certo?
Notei apenas algumas inadequações no uso da crase, como apontei.
A crase é o fenômeno que ocorre quando se existe a contração entre o artigo a + preposição a, daí adicionamos o acento grave.
Na frase "quanto à própria população", só existe o artigo a.
Gosto de sempre relembrar as regras da crase em um site que tenho salvo, mas está no meu PC ;-;
Depois voltarei aqui e colocarei para você.

Ah, também não achei o uso da vírgula 100% correto nesse, exatamente na execução da apresentação dos argumentos.

✏️ DESENVOLVIMENTO 1
Em primeiro lugar, faz-se necessário reconhecer a importância da saúde pública e o impacto que o desvio de seus recursos causa em seus resultados sociais. (TÓPICO FRASAL) Segundo o filósofo grego Aristóteles, “a base da sociedade é a justiça”, sendo ela fundamental para o bom funcionamento da sociedade em sua totalidade. (REFERÊNCIA)
No entanto, a ética e moral corrompidas de determinados indivíduos responsáveis pela administração de recursos públicos voltam-se para seus próprios interesses em detrimento das necessidades de sua comunidade, resultando em pacientes na fila de espera para realizarem cirurgias urgentes, justamente por falta de insumos necessários para a execução segura de tais atividades. (ARGUMENTAÇÃO) Com isso, uma maior fiscalização por parte da máquina estatal é precisa para a melhora e manutenção dos serviços de saúde existentes. (FINALIZAÇÃO)

📝 OBSERVAÇÕES: AMEI o seu parágrafo 😍 Já me ganhou quando li o tópico frasal. Maravilhosa síntese do que iria ser tratado no decorrer do texto. Para mim, está perfeito! Apresenta todos os elementos que configura um parágrafo de desenvolvimento completo:
- Tópico frasal ✔️
- Repertório ✔️
- Argumentação ✔️
- Finalização ✔️

Continue assim! 💕

✏️ DESENVOLVIMENTO 2
Em segundo lugar, o descrédito no Sistema Público de Saúde por parte dos cidadãos é resultado do precário gerenciamento dos recursos a ele destinados. (TÓPICO FRASAL) De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Estadão no ano de 2020, cerca de 150 milhões de brasileiros dependem do SUS, mas, se pudesse, grande parte desses usuários optaria por migrar para o sistema privado de saúde por acreditar que este é mais confiável e seguro que o primeiro citado. (REFERÊNCIA)
Em consonância a isso, esses mesmos cidadãos param de defender e zelar pelo sistema comum, deixando-o ainda mais vulnerável a desvios e cortes, reduzindo a qualidade de seus serviços e, desse modo, gerando um ciclo de descrença civil e sucateamento público do bem comum. (ARGUMENTAÇÃO)
Em síntese, o descaso com recursos públicos dá espaço para o agravamento da crise da saúde e impacta diretamente da confiabilidade dos órgãos responsáveis por ela, quadro esse que necessita de intervenção para ser resolvido de maneira efetiva. (FINALIZAÇÃO)

📝 OBSERVAÇÕES: Mais uma vez, me ganhou já no tópico frasal! As minhas observações são as mesmas que fiz no D1, nada a apontar. Parabéns, flor! 👏

✏️ CONCLUSÃO
Dessa maneira, entende-se que ações são requeridas para mudar a direção dessa situação. (TÓPICO FRASAL) Por isso, é de responsabilidade do Poder Legislativo fiscalizar o cumprimento – ou não – dos direitos constitucionais garantidos por intermédio da operação fiscal intitulada “Saúde sim; corrupção não!”, com o fito de reduzir drasticamente as ocorrências de desvios de recursos de sistemas públicos de saúde e, assim, poder oferecer serviços de mais qualidade e rapidez para a sociedade que, com isso, poderá tornar a confiar nas instituições. Por fim, apenas assim será possível garantir a saúde plena e transformar o texto presenta na Carta Magna em uma realidade. (FINALIZAÇÃO COM RETOMADA DO REPERTÓRIO INTRODUTÓRIO)

📝 OBSERVAÇÕES:
OS 5 ELEMENTOS
AGENTE: ✔️
AÇÃO: ✔️
MODO/MEIO: ✔️
DETALHAMENTO: ✔️
FINALIDADE: ✔️

Parágrafo de conclusão e proposta de intervenção igualmente incríveis! Essa retomada de repertório ao fim é a "cereja do bolo"!
Não tenho mais nada a acrescentar, além de mais elogios haha 👏

⏺️COMPETÊNCIAS
C1: 180 (Alguns desvios de vírgula e pelo menos um na crase. Essa competição só aceita dois erros de naturezas diferentes, um de cada).
C2: 200 (Desempenhou muito bem o tema, além de respeitar o tipo dissertativo-argumentativo).
C3: 200 (Argumentações incrivelmente pertinentes e cheia de pensamento crítico e original).
C4: 180 (Utilizou de forma excelente os conectivos, apresentando grande variadade e um ótimo repertório destes durante todo o texto). Diante dessa competência, fiquei pensando sobre a frase que achei desconexa no início do texto, então coloquei 180. Caso você refute e eu entenda, modificarei a sua nota :).
C5: 200 (Proposta completa, totalmente pertinente ao tema e argumentos apresentados ao longo do texto).

Em suma, amei ler seu texto! Continue assim 😸 Você com certeza já possui a desenvoltura de um 900+ na redação do ENEM, vou ficar aguardando o retorno da notícia quando você conseguir! rs Mas confesso, não será nenhuma novidade, né?! 😬
Mais uma vez, perdão pela demora. Gostaria de responder igualmente e rapidamente a todos, mas como já falei aos quatro cantos (nem devem aguentar mais kkk), estou suuuper atarefada e gosto de fazer todas as correções com muita paciência e apresso.

Desculpe se errei algo, e caso discorde, sinta-se livre para argumentar!
Abraços e bons estudos! 🌼💛🐻

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69528
Ah, eu li a correção feita pelo colega acima. Gostaria de pontuar, se me for permitido: Como a citação no primeiro parágrafo de desenvolvimento foi direta, cabe sim e é até necessário o uso das aspas :D. Apenas não se utiliza quando parafraseamos e pontuamos de forma indireta a ideia/máxima dita por quem se está citando.

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69686
@chihirukiki, MDS ANJO OIOIOI!!!!! Sua correção foi DEMAIS, então muito obrigada por ela, pois agora sei que tenho de revisar as vírgulas (meu maior desafio, nunca vikkkkk) e a crase, além de prestar mais atenção quando for passar a redação do papel aqui para a plataforma, rs.

Aliás, aproveitando que estou aqui, ressalto que entendo bem demais como é ter várias relações e notificações acumuladas aqui no site (estou com váriaskkkkk) então, por favor, não peça desculpas!!!!!! Não me importa se vou receber suas análises em um dia, semana ou mês, pois sei que há toda uma vida fora do site e que, sinceramente, não está fácil para ninguém, então fique em paz!

Por fim, ressalto que sempre que postar uma redação, pode me marcar nos comentários que tentarei aparecer o mais rápido possível. Nessas últimas semanas eu me enrolei e cheguei um bocado atrasada demais, mas vou dar meu melhor para melhorar!

Beijos e, mais uma vez, muito obrigada pela sua análise, pois ela é tudo para mim e mais um pouco. 🌻🤗

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
109 Exibições
por katty
0 Respostas 
84 Exibições
por lavinnia
0 Respostas 
51 Exibições
por Brunasantozs
0 Respostas 
63 Exibições
por clarabrillar
1 Respostas 
95 Exibições
por marialac01
0 Respostas 
102 Exibições
por Camillecsil
11 Respostas 
684 Exibições
por Rayelli
0 Respostas 
69 Exibições
por Aluna39
0 Respostas 
66 Exibições
por Amably2Sousa
0 Respostas 
25 Exibições
por RodrigoJC

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM