Nessa perspectiva, o preconceito com os indígenas vem se difundido de geração para geração. Acerca disso, o físico teórico Albert Einstein explica que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Dessa maneira, essa alusão pode facilmente ser associado a questão do índio no Brasil atual, visto que muitas pessoas ainda julgam os nativos como seres selvagens e sem racionalidade, deduzindo, assim, que os mesmos não podem ter o direito de trabalhar, ter acesso à internet ou até mesmo frequentar faculdade, deixando essa situação ainda mais difícil de ser extinguida, como afirma Albert Einstein. Dessa forma, urge que essa questão não se encontre mais presente na sociedade brasileira.
Em segundo plano, o sistema de educação se negligencia diante desse impasse. Por conseguinte, Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul e atuante na luta contra o racismo, explica que a Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Dessarte, isso é aplicado a questão Indígena contemporânea, pois enquanto houver uma educação que não ensine sobre os diferentes costumes, crenças, línguas ou cultura das tribos indígenas, não haverá mudança na desigualdade de direitos. Desse modo, é imprescindível que a educação seja usada como ferramenta principal para a mudança dessa situação, como defende o pensador.
Portanto, é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intermediação do imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério de Educação — ramo do Estado responsável por toda educação brasileira — promover a erradicação dos desafios sofridos pelos indígenas no Brasil contemporâneo, por meio da criação de campanhas escolares educativas, nas quais deve-se haver exposição da cultura nativa e também como tem o direito de usufruir de recursos metropolitano, não apenas os florestais, a fim de acabar com todo o tabu estabelecido. Somente assim a afirmação de Hanna Arendt não será mais deturpada, mas sim seguida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.