O Sistema Único de Saúde foi instituído pela Constituição de 1988. A implantação do sistema foi de grande importância por ampliar o acesso à saúde. Contudo, vale destacar a má gestão desse programa. Segundo a pesquisa realizada pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social, 39,8% dos entrevistados relatam problemas com a demora para conseguirem atendimento médico através do SUS. Outra pesquisa, realizada em 2018 pelo DataFolha, detalha que os itens com maiores dificuldades de acesso são: atendimento com médicos especializados, cirurgias e internação em leitos de UTI.
Outro obstáculo ainda mais básico com o qual o sistema de saúde público sofre é a falta de recursos. De acordo com informações do Ministério da Saúde, alguns dos principais problemas da saúde pública são a escassez de medicamentos e aparelhagem defasada. Esse quadro se tornou mais claro durante a pandemia do Covid-19. No mês de janeiro, o estado de Manaus passou por um colapso no sistema de saúde com a falta de cilindros de oxigênio necessários para atender os pacientes acometidos pela doença, o que levou a um pico de mortes. Outro problema é a falta de respiradores que o Brasil enfrenta desde o início da pandemia em 2020, provando o sucateamento da saúde pública brasileira.
Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde criar mecanismos que permitam melhorar a organização dos atendimentos, como um sistema de agendamento individual e especializado das consultas, com o intuito de acelerar o processo desde a triagem até o início do tratamento necessário. Além disso, é imprescindível um aumento dos investimentos na área da saúde por parte do Governo Federal para que os hospitais e postos de saúde consigam adquirir todos os recursos necessários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.