Nessa perpectiva, cabe abordar sobre as restrições em relação às crianças desejadas no que tange a adoção. Segundo o educador Paulo Freire, " a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Porém, a sociedade se mostra distante do pensamento de Freire, visto que, a adoção ainda é um assunto propício a mitos e ilusões provocados pela ausência de conhecimento e pensamentos preconceituosos no que concerne as crianças mais velhas e aos jovens, assim, desencadeando a exclusão desses indivíduos por fomentarem crenças como: a dificuldade de se estabelecer vínculos e o medo pelo passado turbulento que muitos, nessa faixa etária, infelizmente, tiveram que enfrentar. Desta forma, famílias são estimuladas pelo senso comum, gerando a escolha padronizada dos mais novos e dificultando o sonho de adoção dos jovens e das crianças mais velhas.
Por conseguinte, nota-se que a demora no processo burocrático ainda é um desafio. De acordo com a Lei nº 8.069, o prazo máximo para conclusão da adoção são de cento e vinte dias, mediante a decisão da autoridade judiciária. Entretanto, na maioria das vezes, esse cenário acumula muito mais tempo para ser concluído, haja vista que não existe uma maneira automática de vincular famílias com adotados e a maioria dos adotantes possuem exigências e demonstram uma preferência limitada. Portanto, urge a necessidade de uma atualização política e mais flexibilidade de escolha.
Logo, cabe ao Governo Federal com o apoio da mídia, criar palestras educativas— por meio de cartilhas virtuais e curta-metragens, para famílias que possuem o desejo da adoção— ,assim, desmistificando as falsas crenças. Ademais, outra forma para mudar o paradigma da adoção seria através de promoções feitas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, visando uma nova cultura de adoção, que deve investir em ações educativas e informativas— ensinadas pelos profissionais que atuam nas área e direcionada para população em geral —. Pois, só assim será concluído o objetivo de diminuir tais desafios e estimular a adoção entre muitas outras famílias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.