Em princípio, pode-se apontar como empecilho à consolidação de uma solução para o impasse, a privação e a falta de direitos básicos para a sobrevivência da população infantil. Segundo o artigo 6° da Constituição Federal, estão assegurados os direitos à saúde, segurança e a proteção à maternidade e à infância. Entretanto, diante de tal conjuntura, na qual crianças e mães morrem durante o parto por falta de assistência, outras que moram em minúsculas casas amontoadas junto a diversos membros familiares - com ínfimo ou até nulo acesso à água, alimentação e saneamento básico - fica evidente o não asseguramento desses direitos prometidos e uma copiosa insuficiência legislativa. Logo, a permanência dessa conjuntura impossibilita o desenvolvimento saudável e a sobrevivência pueril.
Além disso, a mortalidade infantil encontra terra fértil na ineficiência dos órgãos responsáveis pela sua proteção. De acordo com o conceito de alteridade, cunhado pelo filósofo lituano Emmanuel Levinas, garantir o bem estar do outro é ser ético e humano. Contudo, como supracitado, algumas crianças vivem em situações insalubres e de extrema pobreza, além de casos nos quais essas são vítimas de violência e diversos tipos de abuso sofridos dentro do próprio lar. Em síntese, o não cumprimento em não disponibilizar serviços específicos de combate à mortalidade infantil demonstra um imenso descaso humano e ético na forma de lidar com a problemática.
Portanto, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução desse problema. Cabe ao Poder Público, juntamente com o Ministério da Saúde - órgão governamental responsável pela administração e manutenção da saúde pública no país - , desenvolver políticas públicas de saúde que estejam voltadas para a população infantil e pré-natais, por meio do acompanhamento durante a gestação, oferecendo os exames e demais necessidades especiais até o momento do parto. Ademais, deve certifica-se da execução de leis que punam por crianças vítimas de violência e violações, assim como a disponibilização de medidas profiláticas em casos de regiões sem o saneamento adequado, a fim de amenizar e até findar esse impasse. Dessa maneira, a sociedade cumprirá com sua alteridade e irá assegurar o cuidado para com esses indivíduos, utilizando-se dos aparatos e inovações que os nossos antepassados não detinham na idade média.
Tentando corrigir apenas redações sem correção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.