Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67271
Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas - ex-presidente do Brasil - suicidou-se com um tiro no peito por conta de uma forte pressão exercida pelos Altos Comandos Militares sobre seu governo. Tendo isso em vista, é notório que o suicídio está presente no país desde muito tempo, dando fim a inúmeras vidas. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não somente pela má influência midiática, mas também pela base familiar.

Em primeira análise, uma das contribuintes à esse quadro delicado é a má influência midiática. Sob esse viés, a canção húngara "Glommy Sunday", de Rezsõ Seress - gravada em meados de 1930 - é taxada como culpada por mais de cem mortes em decorrência do suicídio. Nessa linha de raciocínio, os meios de comunicação, muitas vezes, apresentam determinados fatores como causas para pensamentos suicidas e fins trágicos. No entanto, a canção, por exemplo, mostra-se apenas melancólica por ter sido lançada em meio a Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, representar os sentimentos tristes da época. Logo, a mídia influencia os jovens até mesmo em acreditar que fatores simples como esse tem relação com o suicídio, muitas vezes fazendo com que o indivíduo não procure ajuda.

Além disso, outra causa para a configuração da problemática é a base familiar. Por essa ótica, em 2019, Yasmin Gabrielle - assistente de palco do Programa Raul Gil - suicidou-se utilizando de vários comprimidos do pai. Nessa linha de pensamento, a garota de 17 anos de idade parecia ser feliz, apesar de inúmeras perdas, incluindo sua mãe para o câncer. Entretanto, a tragédia fez com que todos repensassem, servindo de lição aos pais de jovens brasileiros que não acompanham a vida do filho de perto, então é de extrema importância o diálogo familiar para a identificação de possíveis sofrimentos que, posteriormente, poderão causar um grave fim. Desse modo, os familiares devem participar cada vez mais da vida dos jovens e buscar entender seus conflitos internos.

Há de se buscar, portanto, soluções para amenizar o impasse. Para isso, cabe a voluntários, por meio das redes sociais, promover campanhas contra quaisquer influências negativas aos jovens, a fim de diminuir as tragédias que terminam com suas vidas. Essa ação deve ser feita, principalmente, no mês da prevenção ao suicídio - setembro - já que nesse período há maior mobilização desse assunto. Ademais, os familiares dos jovens devem participar mais da vida destes, a fim de apaziguar seus conflitos íntimos e compartilhar suas aflições. Assim, casos como o de Vargas diminuirão e ficarão cada vez mais no passado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 152

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67323
Ashiley escreveu:Pode corrigir, @cassiahso? :)
ooiii
Vou tentar corrigir hoje a tarde tá?
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67361
Vou fazer uma correção em vídeo nos próximos dias ;)
0
Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67363
Ashiley escreveu:Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas - ex-presidente do Brasil - suicidou-se com um tiro no peito por conta de uma forte pressão exercida pelos Altos Comandos Militares sobre seu governo. Tendo isso em vista, é notório que o suicídio está presente no país desde muito tempo, dando fim a inúmeras vidas. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não somente pela má influência midiática, mas também pela base familiar.

Em primeira análise, uma das contribuintes (1)à esse quadro delicado é a má influência midiática. Sob esse viés, a canção húngara "Glommy Sunday", de Rezsõ Seress - gravada em meados de 1930 - é taxada como culpada por mais de cem mortes em decorrência do suicídio. Nessa linha de raciocínio, os meios de comunicação, muitas vezes, apresentam determinados fatores como causas para pensamentos suicidas e fins trágicos. No entanto, a canção, por exemplo, mostra-se apenas melancólica por ter sido lançada em meio a Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, representar os sentimentos tristes da época. Logo, a mídia influencia os jovens até mesmo em acreditar que fatores simples como esse tem relação com o suicídio, muitas vezes fazendo com que o indivíduo não procure ajuda.

Além disso, outra causa para a configuração da problemática é a base familiar. Por essa ótica, em 2019, Yasmin Gabrielle - assistente de palco do Programa Raul Gil - suicidou-se utilizando de vários comprimidos do pai. Nessa linha de pensamento, a garota de 17 anos de idade parecia ser feliz, apesar de inúmeras perdas, incluindo sua mãe para o câncer. Entretanto, a tragédia fez com que todos repensassem, servindo de lição aos pais de jovens brasileiros que não acompanham a vida do filho de perto, então é de extrema importância o diálogo familiar para a identificação de possíveis sofrimentos que, posteriormente, poderão causar um grave fim. Desse modo, os familiares devem participar cada vez mais da vida dos jovens e buscar entender seus conflitos internos.

Há de se buscar, portanto, soluções para amenizar o impasse. Para isso, cabe a (2)voluntários, por meio das redes sociais, promover campanhas contra (3)quaisquer influências negativas aos jovens, a fim de diminuir as tragédias que terminam com suas vidas. Essa ação deve ser feita, principalmente, no mês da prevenção ao suicídio - setembro - já que nesse período há maior mobilização desse assunto. Ademais, os familiares dos jovens devem participar mais da vida destes, a fim de apaziguar seus conflitos íntimos e compartilhar suas aflições. Assim, casos como o de Vargas diminuirão e ficarão cada vez mais no passado.


Ooiii
Corrigi a sua redação com base nos meus conhecimentos em redação ok?

1: á
2: acho que seria melhor especificar melhor quem seria esses "voluntários", profissionais da saúde? Psicólogos? Professores? Tipo isso ...
3: quaisquer influências negativas acaba ficando meio generalizado, sugiro "incentivos ao suicídio"
$$: no seu desenvolvimento 2, a sua argumentação acabou ficando mais próxima de "negligência familiar" do que base familiar, acho que seria legal trocar.

* Eu achei a sua argumentação tanto no D1 quanto no 2 um pouco confusa, busca tentar relacionar melhor seus argumentos com os repertórios.

Ademais, para mim a estrutura da redação da muito bem elaborada, tese tá bem evidente, o texto da coeso, o uso de conectivos tá certinho, a ordem de apresentação dos argumentos tá certa também, repertórios pertinentes ao tema, conclusão tem os 5 critérios certinhos, tem o fechamento circular do texto. Tá ótimo, você tá no caminho certo!


Recomendo vc assistir vídeos sobre a argumentação para vc conseguir aprofundar seus argumentos de forma mais clara. : )


Espero ter ajudado! Qualquer dúvida me chama.
Abraços 💓
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67626
@cassiahso, obrigada pela correção. Vou buscar melhorar! :)

@Willa, pode fazer algumas críticas construtivas também? :D
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67631
Posso sim, sem problema algum!

Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas - ex-presidente do Brasil - suicidou-se com um tiro no peito por conta de uma forte pressão exercida pelos Altos Comandos Militares sobre seu governo. Tendo isso em vista, é notório que o suicídio está presente no país desde muito tempo, dando fim a inúmeras vidas. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não somente pela má influência midiática, mas também pela base familiar.

-> Gostei demais da construção desse parágrafo, da contextualização, construção e raciocínio. A meu ver, ele está perfeito!

Em primeira análise, uma das contribuintes à esse quadro delicado é a má influência midiática. Sob esse viés, a canção húngara "Glommy Sunday", de Rezsõ Seress - gravada em meados de 1930 - é taxada como culpada por mais de cem mortes em decorrência do suicídio. Nessa linha de raciocínio, os meios de comunicação, muitas vezes, apresentam determinados fatores como causas para pensamentos suicidas e fins trágicos. No entanto, a canção, por exemplo, mostra-se apenas melancólica por ter sido lançada em meio a Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, representar os sentimentos tristes da época. Logo, a mídia influencia os jovens até mesmo em acreditar que fatores simples como esse tem relação com o suicídio, muitas vezes fazendo com que o indivíduo não procure ajuda.

-> Sei que esse ponto já foi levantado, mas vou ressaltá-lo para, caso ainda haja alguma dúvida sobre o assunto, ela seja liquidada de vez! A crase é a junção de a + a ou, ainda, de para + a. No caso, ela não ocorre em "é uma das contribuintes para esse caso" por dois motivos, sendo eles: esse é um termo masculino (sendo que termos masculinos não são antecedidos de crase) e, ainda, pronome (sim, a crase nunca vem antes de "esse", "aquele", "dela", etc).

Além disso, outra causa para a configuração da problemática é a base familiar. Por essa ótica, em 2019, Yasmin Gabrielle - assistente de palco do Programa Raul Gil - suicidou-se utilizando de vários comprimidos do pai. Nessa linha de pensamento, a garota de 17 anos de idade parecia ser feliz, apesar de inúmeras perdas, incluindo sua mãe para o câncer. Entretanto, a tragédia fez com que todos repensassem, servindo de lição aos pais de jovens brasileiros que não acompanham a vida do filho de perto, então é de extrema importância o diálogo familiar para a identificação de possíveis sofrimentos que, posteriormente, poderão causar um grave fim. Desse modo, os familiares devem participar cada vez mais da vida dos jovens e buscar entender seus conflitos internos.

-> Aqui, gostaria de pontuar os conectivos. Todos estão muito bons, mas foram usados "nessa linha de raciocínio" e "nessa linha de pensamento". Talvez fosse bom se atentar um pouco mais a isso para não ficar algo muito repetitivo. No mais, é recomendável que se escreva "17 anos", sem o "de idade", pois essa é uma construção redundante visto que anos já é a idade de alguém ou algo.

Há de se buscar, portanto, soluções para amenizar o impasse. Para isso, cabe a voluntários, por meio das redes sociais, promover campanhas contra quaisquer influências negativas aos jovens, a fim de diminuir as tragédias que terminam com suas vidas. Essa ação deve ser feita, principalmente, no mês da prevenção ao suicídio - setembro - já que nesse período há maior mobilização desse assunto. Ademais, os familiares dos jovens devem participar mais da vida destes, a fim de apaziguar seus conflitos íntimos e compartilhar suas aflições. Assim, casos como o de Vargas diminuirão e ficarão cada vez mais no passado.

-> Já aqui acredito que faltou um maior aprofundamento nas suas propostas de intervenção. Falando a nível nacional, é um pouco complexo em citar que voluntários auxiliem tantas pessoas ou tenham uma participação tão grande nessa problemática. Sim, acredito que eles sejam de grande ajuda, mas acaba sendo difícil imaginar alguém que não seja o próprio Estado tomando medidas tão efetivas e que mudem comportamentos e padrões sociais de forma profunda. Além disso, houve a repetição de "a fim de" duas vezes nesse mesmo parágrafo.

No mais, acredito que é isso que tenho para dizer sobre sua redação, espero que tenha gostado <3

Ah, e se puder, por favor, dê uma olhadinha na minha redação ;D

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67737
Ash, eu ia corrigir o seu texto agora, mas infelizmente o Loom não me deixa mais gravar vídeos de mais de 5 minutos :cry: :cry: :cry:
Estou pensando em comprar um plano que me permita gravar livremente, só que vou esperar minhas férias começaram (dia 27/06) para que eu possa aproveitar ao máximo os recursos pagos.
Desculpa por isso :|
Vou tentar corrigir sua redação por escrito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
126 Exibições
por Elleeee66
0 Respostas 
112 Exibições
por Lalalay
0 Respostas 
43 Exibições
por romeumorais
0 Respostas 
79 Exibições
por rebeccafroio
0 Respostas 
95 Exibições
por manual14
0 Respostas 
77 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
72 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
21 Exibições
por kaylene
0 Respostas 
641 Exibições
por raileaks
0 Respostas 
151 Exibições
por Gabyimaromba

Segundo o insigne escritor brasileiro Gilberto Dim[…]

Minha redação:)

Segundo o insigne escritor brasileiro Gilberto Dim[…]

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM