Em primeira análise, uma das contribuintes à esse quadro delicado é a má influência midiática. Sob esse viés, a canção húngara "Glommy Sunday", de Rezsõ Seress - gravada em meados de 1930 - é taxada como culpada por mais de cem mortes em decorrência do suicídio. Nessa linha de raciocínio, os meios de comunicação, muitas vezes, apresentam determinados fatores como causas para pensamentos suicidas e fins trágicos. No entanto, a canção, por exemplo, mostra-se apenas melancólica por ter sido lançada em meio a Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, representar os sentimentos tristes da época. Logo, a mídia influencia os jovens até mesmo em acreditar que fatores simples como esse tem relação com o suicídio, muitas vezes fazendo com que o indivíduo não procure ajuda.
Além disso, outra causa para a configuração da problemática é a base familiar. Por essa ótica, em 2019, Yasmin Gabrielle - assistente de palco do Programa Raul Gil - suicidou-se utilizando de vários comprimidos do pai. Nessa linha de pensamento, a garota de 17 anos de idade parecia ser feliz, apesar de inúmeras perdas, incluindo sua mãe para o câncer. Entretanto, a tragédia fez com que todos repensassem, servindo de lição aos pais de jovens brasileiros que não acompanham a vida do filho de perto, então é de extrema importância o diálogo familiar para a identificação de possíveis sofrimentos que, posteriormente, poderão causar um grave fim. Desse modo, os familiares devem participar cada vez mais da vida dos jovens e buscar entender seus conflitos internos.
Há de se buscar, portanto, soluções para amenizar o impasse. Para isso, cabe a voluntários, por meio das redes sociais, promover campanhas contra quaisquer influências negativas aos jovens, a fim de diminuir as tragédias que terminam com suas vidas. Essa ação deve ser feita, principalmente, no mês da prevenção ao suicídio - setembro - já que nesse período há maior mobilização desse assunto. Ademais, os familiares dos jovens devem participar mais da vida destes, a fim de apaziguar seus conflitos íntimos e compartilhar suas aflições. Assim, casos como o de Vargas diminuirão e ficarão cada vez mais no passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.