A realidade imposta pela economia brasileira frustra a expectativa de seus cidadãos de terem acesso a um livro pedagógico. Segundo um comentário lamentável de Paulo Guedes, atual Ministro da Economia, os livros poderiam ter seus preços aumentados na reforma tributária. Tristemente, é explicável que o Brasil se encontre em quarto lugar no ranking das nações com os preços de livros mais elevados. Portanto, é preciso tomar providências diante das obras literárias de alto custo, evitando prejuízos nas universidades brasileiras e limitando o ensino com livros inadequados para o aprendizado.
É inquestionável que a tecnologia tem evoluído bastante durante esses últimos anos, com muitas pessoas que preferem abrir mão de um livro e dedicar seu tempo para se modernizar pela internet. É eminente que o aplicativo “TikTok” é um grande sucesso entre as redes sociais, movendo milhares de pessoas a gravar e a assistir vídeos de gostos variados. Aplicativos como esse são altamente capazes de influenciar, principalmente, crianças que se sentem obrigadas a participar de “modas” imposta pela mídia. Muitas dessas crianças são distanciadas de livros didáticos por conta da alienação tecnológica, que alimenta a escassez de leitores e escritores no Brasil.
Logo, é de suma importância combater a dificuldade de acesso a livros didáticos no Brasil contemporâneo. Para isso, cabe ao Ministério da Economia diminuir o preço do papel, para que o Ministério da Educação possa disponibilizar livros de alta qualidade em escolas e bibliotecas e, além disso, criar anúncios nas redes sociais para viabilizar o rápido acesso em áreas estratégicas em cada região. A fim, então, de impedir que o alto custo de livros atrapalhe o aprendizado do corpo social, e trabalhar de forma que a tecnologia possa auxiliar nesse desafio, assim elevando o Brasil no ranking de hábitos de leitura e promovendo sua queda no ranking de livros com preços elevados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada