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Por loh16
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#67195
Segundo o filósofo e matemático francês René Descartes "não existem motivos fáceis para resolver problemas difíceis".Todavia,não basta sair da inércia, isto é, é preciso ter prudência e,dessa forma, promover medidas que busquem eficazmente acabar com o problema do trabalho escravo no Brasil que ainda é evidente em razão da desigualdade social e insuficiência da fiscalização .
Em primeira análise, o baixo nível de escolaridade de populações carentes,dificulta que as mesmas obtenham trabalhos de qualidade; de acordo com o IBGE,a taxa de desemprego nacional foi de 14,7% no primeiro trimestre de 2021.Devido a isso,essa população aceita trabalhar em atividades mal renumeradas e com cargas horárias excessivas a fim de garantir sustento familiar.As crianças dessas famílias também são exploradas e, infelizmente, acabam não tendo acesso à educação,o que torna essa situação um ciclo e impede a ascensão social dessa classe.
Ademais,a baixa e irregularidade da fiscalização existentes dificulta o combate à escravidão na atualidade.Isso por que a maior parte da população desconhece esse problema nacional e,com isso, o número de denúncias é baixíssimo. Bem como,a alta corrupção dos fiscais que faz com que aumente,por exemplo, o descumprimento do art.6° da CADH,Convenção Americana de Dirietos Humanos.
Depreende -se,dessa forma, a urgência de ações interventiva com o fito de amenizar a questão. Para isso,o Ministério do Trabalho e Emprego junto com grandes empresas,devem fornecer novas oportunidades de serviços para os mais carentes. Cabe também ao MPT,Ministério Público do trabalho, intensificar nas fiscalizações e,em parceria,com a mídia alertar as pessoas a fazerem denúncias, o que pode ser feito através de campanhas.Dessa maneira,o trabalho escravo irá minorar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por cassiahso
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#67201
loh16 escreveu:@cassiahso pode me ajudar,por favor????
Oioi posso sim, mas ainda estou começando tudo bem? Vou avaliar com base nós meus conhecimentos.
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Por loh16
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#67203
Tabom,obrigada😍

sou nova aqui na plataforma e ainda não sei muito bem como funciona
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Por loh16
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#67207
@cassiahso, Tabom,obrigada 😍

sou nova aqui na plataforma e ainda não sei muito bem como funciona
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Por cassiahso
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#67213
loh16 escreveu:Segundo o filósofo e matemático francês René Descartes "não existem motivos fáceis para resolver problemas difíceis".Todavia,não basta sair da inércia, isto é, é preciso ter prudência e,dessa forma, promover medidas que busquem eficazmente acabar com o problema do trabalho escravo no Brasil que ainda é evidente em razão da desigualdade social e insuficiência da fiscalização .
Em primeira análise, o baixo nível de escolaridade de populações carentes,dificulta que as mesmas obtenham trabalhos de qualidade; de acordo com o IBGE,a taxa de desemprego nacional foi de 14,7% no primeiro trimestre de 2021.Devido a isso,essa população aceita trabalhar em atividades mal renumeradas e com cargas horárias excessivas a fim de garantir sustento familiar.As crianças dessas famílias também são exploradas e, infelizmente, acabam não tendo acesso à educação,o que torna essa situação um ciclo e impede a ascensão social dessa classe.
Ademais,a baixa e irregularidade da fiscalização existentes dificulta o combate à escravidão na atualidade.Isso por que a maior parte da população desconhece esse problema nacional e,com isso, o número de denúncias é baixíssimo. Bem como,a alta corrupção dos fiscais que faz com que aumente,por exemplo, o descumprimento do art.6° da CADH,Convenção Americana de Dirietos Humanos.
Depreende -se,dessa forma, a urgência de ações interventiva com o fito de amenizar a questão. Para isso,o Ministério do Trabalho e Emprego junto com grandes empresas,devem fornecer novas oportunidades de serviços para os mais carentes. Cabe também ao MPT,Ministério Público do trabalho, intensificar nas fiscalizações e,em parceria,com a mídia alertar as pessoas a fazerem denúncias, o que pode ser feito através de campanhas.Dessa maneira,o trabalho escravo irá minorar.
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Por cassiahso
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#67215
Tinha corrigido tudo certinho e mandei errado afs KKK

Introdução
* Eu colocaria " medidas eficazes para combater o trabalho no Brasil"
Pq se vc escreve combater o problema do trabalho escravo no Brasil, parece que o problema é o trabalho escravo ser um problema.
* Tem umas partes que vc acresenta a/e/o/ e tem partes que vc esquece de colocar, pode ter sido apenas erro de digitação mas procura sempre revisar antes
Como por exemplo em "razão da desigualdade social e A insuficiência dE fiscalização"
* A sua tese tá ótima e tá bem posicionada, o ideal é estar na última linha da introdução, e você apresenta seus dois argumentos de forma clara e apresente ele na ordem nos desenvolvimentos, parabéns!!

Desenvolvimento 1
*populações carentes fica muito generalizado, existe população carente em todo lugar, o tema do Enem sempre foca em um problema focado na realidade brasileira, então sempre que vc tiver oportunidade ressalte isso. Eu sugiro " população carente da sociedade brasileira"
*Mesmo não é mais utilizado pra retomar termos anteriores
* Em vez de ; recomendo vc colocar um ponto e continuar na mesma linha. De acordo com....
* No caso das siglas, vc pode utilizar, mas é recomendado vc citar o nome da instituição e entre parentes colocar as siglas, fazendo isso, caso vc precise citar a instituição novamente no texto, pode usar as somente as siglas sem problema.
*a parte em que vc fala das crianças serem exploradas, vc tem que explicar pq elas são exploradas. (Tipo, por terem que ajudar na renda familiar elas começam a trabalhar cedo e abandonam a escola) algo assim
* O final do parágrafo ficou bem legal vc retoma tudo no final e isso é ótimo

Desenvolvimento 2
* Tenta explicar melhor a parte em que vc fala da corrupção dos fiscais, ficou meio confuso
* A sua referência sobre a convenção de direito humanos tem que ser explicada pra ser considerada como repertório, tio igual vc fez com a citação da introdução.
(Procura no YouTube Repertório produtivo, legitimado e pertinente pra vc entender certinho como fazer)

Conclusão
* A frase de início da bem legal mas eu acho que a palavra amenizar não fica legal no tema, já que trabalho escravo não tem que ser amenizado, ele foi ABOLIDO há anos, ele tem que acabar de vez, procure palavras com esse significado, tipo erradicar.
* A mesma coisa vale para a palavra minorar
* A sua proposta de intervenção precisa ter 5 agentes: agente, meio/modo, ação, detalhamento, finalidade. Eu só consegui identificar agente, modo e finalidade.
* Parece que vc tentou fazer duas propostas, opte por fazer uma e com o cinco agentes, é mais vantajoso.
* Procura encerrar a sua redação retomando algo que vc falou anteriormente no texto

Tá muito bom, parabénssss!
Não desista nunca, no final vai dar tudo certo :)
Espero ter ajudado, abraços!
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Por cassiahso
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#67228
loh16 escreveu:@cassiahso, nossa...MUITO OBRIGADAAA❤❤❤❤❤
de nada linda ❤️
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