Mormente, vale ressaltar que apesar de existirem leis contra agressões aos menores de 18 anos, o problema ainda persiste. Isso ocorre, haja vista que alguns pais não cumprem seu dever de proteger os filhos e educá-los sem violência, como prevê o E.C.A. Uma evidência disso, é o caso de um menino de 11 anos que, durante um mês, foi preso em um barril pela própria família, a qual alegou ter feito isso para educar a criança. Nesse viés, percebe-se que casos de maus-tratos aos infantes em ambiente doméstico ocorre, muitas vezes, como forma de punição, sem considerar o sofrimento das vítimas. Dessa forma, fica nítida a necessidade de mudar a mentalidade dos pais quanto a isso, para que a lei se cumpra de fato.
Indubitávelmente, é um dever moral, da comunidade, denunciar casos de violência contra jovens, posto que, conforme o imperativismo categórico de Immanuel Kant os indivíduos devem agir de modo que a universalização de suas ações sejam benéficas à sociedade. Entretanto, observa- se que essa responsabilidade não está sendo cumprida, pois o número de denúncias de casos de maus-tratos às crianças e adolescentes caíram 12°/., em 2020, conforme dados do G1. Como consequência, as autoridades competentes, como o conselho tutelar, não descobre tais ocorrências, e por isso não consegue amparar as vítimas e punir os agressores. Sendo assim, é inadmissível a omissão da socidedade, situação que demanda intervenções.
Portanto, para reverter o quadro atual, urge que sejam feitas campanhas conscientizadoras na mídia. Tais campanhas devem criticar o uso da violência por pais na educação dos filhos, além de incentivar as pessoas a denunciaram, explicitando o dever de todos de proteger as crianças e adolescentes. Isso poderia ser feito ao incluir essas campanhas nos horários de propaganda em canais televisivos de grande audiência, tais como a Globo e o SBT, a fim de reduzir os casos de maus-tratos às crianças e adolescentes. Somente assim, elas terão seus direitos assegurados de fato.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.