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Por tuliofn
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#66792
Após a chegada dos portugueses ao território brasileiro, em 1500, os indígenas passarem a ser vistos como inferiores ao serem escravizados e obrigados a abandonar as próprias religiões para seguir o catolicismo do colonizador. Atualmente, percebe-se que o passado ainda influencia na representação dos índios no Brasil, já que eles passaram a ser uma minoria tanto numérica quanto social. Nesse sentido, é indubitável que a falta de inclusão midiática das pautas indianistas e o desrespeito às propriedades indígenas fazem parte da questão dos autóctones atuais.
A princípio, é factual que não há a efetiva inclusão dos índios na mídia nacional. Prova disso está em personagens como o Papa Capim, da série de gibis "Turma da Mônica", que é uma tentativa do autor Maurício de Sousa de incluir a questão indianista na realidade das crianças. Entretanto, personagens como o de Maurício carregam estereótipos que falham ao representar a realidade atual desses povos, já que nos gibis ele é sempre visto na floresta, sem roupas e como um ser arcaico sem acesso às tecnologias. Dessa forma, nota-se que, ao retratar personagens estereotipados, tais ideias repercutem no inconsciente nacional, favorecendo o pensamento de que o índio não faz parte da sociedade contemporânea.
Outrossim, é importante destacar a falta de respeito aos espaços destinados aos autóctones no país. Isso é explícito na série de TV "Aruanas", que conta a história de um grupo de jornalistas que vão a uma tribo na Amazônia para ajudar a protegê-la dos garimpeiros. Fora da ficção, a série mostra-se eficiente ao retratar o corpo social brasileiro, já que é comum ver notícias de fazendeiros que destroem tribos inteiras para desmatar a fim de produzir gado. Por conseguinte, pode-se dizer que a ineficácia da legislação contribui para o avanço do genocídio indígena, por parte dos garimpeiros, uma vez que os responsáveis, em muitos casos, ainda saem impunes.
Entende-se, portanto, que a problemática deve ser solucionada. Dessa maneira, torna-se imperiosa a ação da mídia, principal veículo de informação, de representar por meio de gibis, séries e novelas os indígenas atuais para desmistificar o imaginário do índio retrógrado. Além disso, é papel do legislativo, órgão que propõe as leis do país, por meio de um projeto de lei, sugerir uma mudança que faça com que os invasores das propriedades demarcadas sejam punidos de maneira mais severa para, assim, impedir o avanço do genocídio indígena no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por EmillyySilva
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#67071
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✍ ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
RedaçãoTuliofn

Tema: :" A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. "


👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências

Retomada do tema.
incrível. ( ótima perspectiva, sem senso comum, bem desenvolvido)
Bom. ( poderia melhorar)
Confuso. ( não é possível perceber clareza)
Erro.( como: ortografia, fuga do tema, falta de coesão, ser incoerente, usar linguagem informal, frases ambíguas [...])
▷ Repetição vocabular.
Atenção.
Conectivos.
Repertório.
Elementos da introdução.
Posicionamento.

─────────────────

⌂ 》INTRODUÇÃO ⌜ ✎⌝

Após a chegada dos portugueses ao território brasileiro, em 1500, os indígenas passarem a ser vistos como inferiores ao serem escravizados e obrigados a abandonar as próprias religiões para seguir o catolicismo do colonizador(repertório). Atualmente, percebe-se que o passado ainda influencia na representação dos índios no Brasil, já que eles passaram a ser uma minoria tanto numérica quanto social (contextualização—explicar os motivos e características precedentes da situação—). Nesse sentido( conectivo conclusivo), é indubitável (adjetivo de posicionamento) que a``ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹`` falta de inclusão midiática das pautas indianistas e ``ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²`` o desrespeito às propriedades indígenas fazem parte da questão dos autóctones atuais.



《✍》não tem muito o que comentar, achei que sua introdução está muito boa! Seguiu todos os requisitos esperados, sendo assim de grande ajuda para sua nota. Só cuidado com a ocorrência citada na análise do D1 (primeiro desenvolvimento) em relação a introdução.

[Introdução》⭐⭐⭐⭐⭐》cinco estrelas, por questões comentadas acima]

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⌂ 》⁰¹` DESENVOLVIMENTO ⌜ ✎⌝

A princípio, é factual que não há a efetiva inclusão dos índios na mídia nacional (retomada da introdução). (ausência de conectivo, seria legal utilizar conectivos causais, por exemplo: Pois a prova..., Ja que a prova..., uma vez que a prova...) Prova disso está em personagens como o Papa Capim, da série de gibis "Turma da Mônica"(repertório produtivo), que é uma tentativa do autor Maurício de Sousa de incluir a questão indianista na realidade das crianças. Entretanto (conectivo de oposição/contraste), personagens como o de Maurício carregam estereótipos que falham ao representar a realidade atual desses povos, já que nos gibis ele é sempre visto na floresta, sem roupas e como um ser arcaico sem acesso às tecnologias.( muito bom!). Dessa forma,( conectivo conclusivo) nota-se que, ao retratar personagens estereotipados, tais ideias repercutem no inconsciente nacional, favorecendo o pensamento de que o índio não faz parte da sociedade contemporânea.

《✍》 o primeiro desenvolvimento segue o panorama estrutural elencado na introdução, com um repertório produtivo e uma análise essencial. Quantidade de conectivos está boa também, então, para mim parece tudo OK até agora.
▪️ (Atenção》 Em vez de colocar "A falta de inclusão midiática nas pautas indianistas"— presente na introdução— faça uma pequena modificação na oração, até porque o problema maior que representa no D1 não é a ausência de inclusão em si, mas a inclusão inadequada, impertinente, ilegítima,... que a mídia favorece. Assim como relaciona no começo do parágrafo: "não há a efetiva— verdadeira, legítima, factual— inclusão dos [...]")
[💡?¿Espero que tenha entendido. ♡]

[ D1》⭐⭐⭐⭐》 quatro estrelas, excelente.]


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⌂ 》⁰² ` DESENVOLVIMENTO ⌜ ✎⌝

Outrossim( conectivo que expressa ideia de soma), é importante destacar a falta de respeito aos espaços destinados aos autóctones no país( retomada da introdução). Isso é explícito na série de TV( atenção!》"TV" é uma forma abreviada de televisão, portanto tente evitar, troque por "na série de televisão") "Aruanas", que conta a história de um grupo de jornalistas que vão a uma tribo na Amazônia para ajudar a protegê-la dos garimpeiros (repertório). Fora da ficção, a série mostra-se eficiente ao retratar o corpo social brasileiro, já que é comum ver notícias de fazendeiros que destroem tribos inteiras para desmatar a fim de produzir gado( muito bom!). Por conseguinte, pode-se dizer que a ineficácia da legislação contribui para o avanço do genocídio indígena, por parte dos garimpeiros, uma vez que os responsáveis, em muitos casos, ainda saem impunes.

《✍》ótimo! Mas tenha uma maior atenção com as palavras abreviadas.

[D2》 ⭐⭐⭐⭐》 quatro estrelas, com base no que foi escrito acima.]

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⌂ 》 CONCLUSÃO ⌜ ✎⌝

Entende-se, portanto, que a problemática deve ser solucionada. Dessa maneira, torna-se imperiosa a ação da mídia[AGENTE], principal veículo de informação, de representar por meio de gibis, séries e novelas os indígenas atuais para desmistificar o imaginário do índio retrógrado[AÇÃO]. Além disso, é papel do legislativo[AGENTE], órgão que propõe as leis do país, por meio de( cuidado com a repetição vocabular) um projeto de lei[MEIO], sugerir uma mudança que faça com que os invasores das propriedades demarcadas sejam punidos de maneira mais severa para,[AÇÃO] assim, impedir o avanço do genocídio indígena no Brasil[OBJETIVO].


《✍》segunda proposta completa!

✅AGENTE.
✅AÇÃO.
✅OBJETIVO.
✅MEIO.
❌ DETALHAMENTO (opcional).

ANALISE FINAL

• Sua redação está ótima! Só atenção em algumas partes para não prejudicar o entendimento do leitor.
• Se atente na introdução.
• Invista mais no desenvolvimento de sua ação—na conclusão—, para não se fundir ao meio, e confundir o leitor.
• Evite repetição vocabular muito próximas.
• Quantidade de conectivos está legal!



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