Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa doença da era digital, a cibercondria. Nesse sentido, a falta de acesso à saúde reverbera essa situação, visto que os indivíduos por não ter esse direito garantido, procuram mecanismos de buscas para solucionar o seu problema e, por conseguinte, são consultados pelo "Doutor Google" que aplica um diagnóstico impreciso, proporcionado um atendimento prático e rápido. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jonh Locke, configura -se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é imperativo ressaltar a automedicação como promotora do problema. O documentário "take your pills", dirigido por Alisson Klayman, por exemplo, traz consciência a respeito do aumento de medicação de indivíduos com TDAH, pois retrata a vida de quem sempre tem a disposição remédios estimulantes. Partindo desse pressuposto, a medicalização excessiva abre um debate sobre a sociedade atual, no qual a competitividade e a alta demanda por resultados levam os indivíduos à exaustão e, muitas vezes, a usar drogas para compensá-la e conseguir aumentar sua produtividade. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a automedicação contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Sendo assim, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio dos meios midiáticos, devem elaborar propagandas televisionados em todo território nacional acerca das causas e consequências da cibercondria. Dessa forma, a temática será amplamente abordada, proporcionando um entendimento crítico sobre ela e, consequentemente, uma sociedade mais consciente. Por fim, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição como uma realidade próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.