Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#66363
Segundo a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 6 milhões de brasileiras desempenham a função de empregadas domésticas. Entretanto, mesmo com a expressividade desse número, a imagem da profissão no país é, extremamente, defasada, visão essa que implica nas péssimas condições de trabalho relacionadas à ocupação - o que precisa mudar. Desse modo, é viável discutir a respeito da situação dessas trabalhadoras, destacando a desvalorização social e o cenário pandêmico atual como contribuintes para o problema.

Nesse viés, cabe pensar em como a desvalorização social atinge tais profissionais. Para essa análise, recentemente, o perfil de uma empregada doméstica brasileira - que atua nos Estados Unidos - viralizou no TikTok após ela compartilhar um vídeo em que afirma ganhar cinco vezes mais do que recebia em seu país de origem. A esse respeito, percebe-se que, diferentemente de outras populações, o povo brasiliano negligencia esse trabalho, afinal, a remuneração é baixa - quando há contratação legal - e não condiz com o esforço exigido pela função. Ademais, é válido enxergar os salários insuficientes ainda como raros, visto que, também de acordo com a EBC, a maioria das funcionárias não são mensalistas, mas sim diaristas, as quais não recebem uma carteira assinada, o que não as garante direitos trabalhistas - por exemplo, o pagamento fixo ao final do mês.

De outra parte, é preciso analisar a pandemia do coronavírus como um agravante do problema. Em vista disso, a telenovela brasileira "Totalmente Demais" traz uma boa relação entre Arthur e Cida - patrão e empregada doméstica, respectivamente -, na qual, muitas vezes, ele aumenta o salário da trabalhadora. Fora da ficção, é possível perceber que a proliferação da covid-19 - sobretudo no Brasil - minimizou, ainda mais, situações como essas, tornando-as uma minoria no país, visto que muitas pessoas tiveram "quedas" substanciais de remuneração, declínio o qual dificultou a contratação - e o mantimento - dessas serviçais. Por isso, essa profissão, mais do que nunca, passou a depender da pequena elite brasileira (a qual não foi afetada economicamente), o que aumentou a sua taxa de desemprego. Assim, a situação das domésticas no país torna-se uma calamidade.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para atenuar a questão. Para isso, o Ministério do Trabalho, aliado ao da Economia, deve elaborar o Plano de Valorização do Trabalho Doméstico, por meio da execução de leis que tornem obrigatória a carteira assinada, com um salário mensal fixo para a trabalhadora, o qual será destinado, também, a outros serviços de residência, como o de jardinagem. Em somatório, com o mesmo fito de melhorar a atual situação deplorável dessas serviçais, esse plano fornecerá quantias em dinheiro - além do vigente auxílio emergencial - para aquelas desempregadas durante a pandemia. Logo, as mais de 6 milhões de mulheres, que ocupam tal função, terão uma vida mais confortável.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#66364
Volteeeei, hein? @Felipe082, @Ashiley e @vitoriaca, podem corrigir, amores? Agradeço desde já! :D

Ah, é bom ressaltar que eu odiei esse tema e que produzi essa bendita redação no meio de uma correria gigantesca de um simulado. Enfim, né? A famosa decadente simulação do Enem. Acabei o texto agora e já estou enviando aqui, ou seja, passei o olho apenas 1 vez e mandei na louca. É isso! :lol:

Espero que esteja legal. Aguardo opiniões. Valeu! :roll:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#66366
Vou gravar uma correção em vídeo. Na minha opinião, esse texto ficou muito bom, mas um pouco abaixo dos seus três últimos. Não vou dar "spoiler" da nota para não te deixar ansioso em relação ao porquê das penalizações :lol:
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#66370
Felipe082 escreveu:Vou gravar uma correção em vídeo. Na minha opinião, esse texto ficou muito bom, mas um pouco abaixo dos seus três últimos. Não vou dar "spoiler" da nota para não te deixar ansioso em relação ao porquê das penalizações :lol:
Tranquilo! Era o esperado mesmo kkkkkk. Costumo não me dar muito bem com temas que não gosto. :?

Fico no aguardo do vídeo, então. Valeu, Felipe! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#66371
eurodrigo escreveu:
Felipe082 escreveu:Vou gravar uma correção em vídeo. Na minha opinião, esse texto ficou muito bom, mas um pouco abaixo dos seus três últimos. Não vou dar "spoiler" da nota para não te deixar ansioso em relação ao porquê das penalizações :lol:
Tranquilo! Era o esperado mesmo kkkkkk. Costumo não me dar muito bem com temas que não gosto. :?

Fico no aguardo do vídeo, então. Valeu, Felipe! :D
Te entendo. Também tenho mais dificuldade com temas que eu não gosto.
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#66380
@eurodrigo, Hhaahhaha que loucura :shock: !!! Posso corrigir sim, querido!
Logo mais te dou um retorno :!:
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#66381
@eurodrigo, na minha opinião seu texto está muito bom. Não tenho muito o que falar, apenas tome cuidado com alguns períodos muito longos que podem deixar a leitura cansativa e no desenvolvimento 1 que faltou uma arrematação. Acredito que o Felipe e a Vitória possam fazer mais críticas construtivas. É isso, parabéns! :)
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#66384
vitoriaca escreveu:@eurodrigo, Hhaahhaha que loucura :shock: !!! Posso corrigir sim, querido!
Logo mais te dou um retorno :!:
Loucura mesmo kkkkkkkk. Beleza, amiga. Fico no aguardo. :D
Ashiley escreveu:@eurodrigo, na minha opinião seu texto está muito bom. Não tenho muito o que falar, apenas tome cuidado com alguns períodos muito longos que podem deixar a leitura cansativa. Acredito que o Felipe possa fazer mais críticas construtivas :)
Valeu, Ash! Hmm, períodos longos, né? Eu também achei. Não costumo fazer isso, mas dessa vez, realmente. Caso queira pontuar - pode ser sincera, tá? Kkkkkkk -, vai em frente! ;)
Ashiley escreveu:Acredito que o Felipe possa fazer mais críticas construtivas
O Felipe vai me matar nesse vídeo dele kkkkkkkk. Dei uma lida agora e já percebi que soltei um "a maioria são". Não, sério kkkkkk. O caos!!! :oops:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Helenamora
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#66493
Rodrigo, eu adorei essa redação, porém não dei a nota máxima por encontrar alguns desvios significativos. Aqui estão eles:
eurodrigo escreveu:a maioria das funcionárias não são mensalistas, mas sim diaristas
Nesse caso, a concordância teria que se direcionar à maioria. Porém, acredito que manter toda a sua construção no singular, talvez, prejudicasse um pouco a sua ideia de pluralidade, por isso, recomendo que essa oração seja reestruturada: muitas funcionárias - no caso, a maioria - não são...
eurodrigo escreveu:o que não as garante
Aqui o correto seria "lhes" ao invés de "as". Assim: o que não lhes garante
eurodrigo escreveu:situações como essas
A situação é uma só: a referente à novela. Nesse caso, deveria ser: situações como essa
eurodrigo escreveu:mantimento
Por último, por mais seja algo bem claro, essa expressão está incorretamente aplicada. O correto seria utilizar a palavra "manutenção" ao invés de "mantimento".

Fora isso, achei o seu texto bem estruturado, por mais no começo eu havia pensado que você ia abordar a "imagem defasada" de maneira superficial, mas não, explicou bem ao longo da dissertação. No ENEM, possivelmente, o corretor avaliaria esse texto com a nota 960 ou até mesmo 1000, já que a coleta de erros na C1 nem sempre é minuciosa. Ótima redação, como sempre! :D
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
35 Exibições
por mariluh
0 Respostas 
97 Exibições
por Igor27
0 Respostas 
59 Exibições
por Igor27
1 Respostas 
90 Exibições
por Igor27
2 Respostas 
2055 Exibições
por JesusCristo
2 Respostas 
111 Exibições
por Igor27
0 Respostas 
56 Exibições
por Igor27
0 Respostas 
88 Exibições
por Faelzinho
5 Respostas 
3044 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
154 Exibições
por anac7

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM