A princípio, vale destacar o preconceito como uma das razões para que não haja representação de todos os tipos de família nas mídias. Ao se analisar a Constituição de 1988, percebe-se que todo indivíduo tem direito à família e ao reconhecimento dela. Porém, diversas crianças sofrem preconceito por não possuírem pais convencionais, já que o conservadorismo ainda é muito forte no país e o desconhecimento também, o que impede a plena aceitação de casais LGBT com filhos, por exemplo. Assim, nota-se que a invisibilização dos novos modelos familiares gera a exclusão de pessoas e o desenvolvimento de problemas de socialização.
Outrossim, também, é importante ressaltar a padronização dos conteúdos audiovisuais no país como um agravante da problemática. Segundo os estudos sociológicos da Escola de Frankfurt, o termo "cultura de massas" é a denominação das produções de entretenimento, filme, música ou teatro, que são feitas em série, sem profundidade e de maneira totalmente padronizada, a fim de não correr riscos e continuar lucrando. Dessa forma, pode-se notar que tal conceito faz parte da realidade brasileira, já que os grandes produtores não decidem inovar ao representar a família atual nos programas de audiência, já que temem o fracasso e a perda de dinheiro. Logo, a falta de reconhecimento das novas relações parentais pode acarretar no preconceito para com elas, com base na falta de intimidade populacional com essas famílias.
Entende-se, portanto, que a problemática deve ser solucionada. Dessa maneira, é imperiosa a ação da escola, estabelecimento destinado ao ensino coletivo, promover, de forma lúdica, o ensino dos diversos tipos de famílias com o intuito de acabar com o preconceito. Além disso, a mídia, conjunto dos meios de comunicação, deve, através de novelas e séries, incluir representações de todo os tipos de pais para que, assim, a população se familiarize com essas relações que são apagadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 164
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 156
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 172
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.