Nesse âmbito, é importante destacar que grande parte da população prossegue disseminando o preconceito de classe social, visto que vivemos em uma sociedade capitalista economicamente desigual, onde, por conseguinte, indivíduos pertencentes a regiões favorecidas diminuem a importância daqueles que vivem em locais desfavorecidos, dessa maneira deixando-os no esquecimento. Contudo, é garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, logo, propagar tal tipo de opressão infringe a cidadania.
Ademais, é primordial ressaltar que há a ausência de um progama governamental eficiente, para auxiliar regiões que necessitam de apoio, devido que as instituições formadoras de conceitos morais e éticos não não têm preconizado, da forma que deveriam, a visibilidade das condições de vida dos cidadãos que residem nesses lugares, segundo consta o artigo da Constituição Federal, como um de seus objetivos erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Dessa forma, é necessária uma intervenção em prol do desenvolvimento ético e moral da sociedade e pleno desfruto dos direitos para todos.
Portanto, o desafio de diminuir a desigualdade entre as regiões do Brasil prossegue por conta do preconceito propagado e o descaso por parte das forças federativas. Por isso, para combater o impasse, palestras e campanhas devem ser promovidas pelo Ministério da Cidadania, aliado a população, em diversas mídias sociais, com a finalidade de promover a importância de um sistema governamental igualitário e a desconstrução de uma visão preconceituosa para com essas regiões, por meio de debates, ouvindo pessoas que vivenciam essa realidade, a fim de construir uma população ética e um governo justo e democrático, onde todos tenham sua importância reconhecida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.