Em primeiro plano, a ocupação da urbe pelos nativos, de forma não natural, mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Segundo o G1 Globo - portal de notícias -, em 2020, o desmatamento em terras indígenas aumentou cerca de 80% que o ano anterior. Nessa linha de pensamento, é notório que com o desbravamento desses territórios, esses povos precisam migrar para outros locais - como as cidades - em busca de melhores condições de vida, sendo que possuem direitos sobre seus lotes e deveriam ter tais circunstâncias neles próprios. Desse modo, é perceptível a ausência do direito na prática.
Além disso, outra causa para a configuração da problemática é o estigma sofrido por essas pessoas. De acordo com a Teoria da Eugenia - utilizada como base do Nazismo -, o controle social é feito a partir da seleção de aspectos considerados melhores. Sob esse viés, a questão pode ser percebida em relação aos indígenas, já que sofrem forte discriminação e são deixados à margem da sociedade por quem os veem como irrelevantes. Dessa maneira, o preconceito permanece e desafia a questão.
Há de se buscar, portanto, soluções para os desafios indígenas. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com a FUNAI - Fundação Nacional do Índio - deve, por meio de verbas governamentais, criar um sistema de altas multas àqueles que desbravarem tais lotes, a fim de diminuir o desmatamento e, consequentemente, ajudar com a permanência dos nativos em seus locais. Essa ação deve contar com a divulgação nas redes sociais para causar receio em possíveis indivíduos de má índole. Ademais, o Ministério da Educação deve promover palestras em escolas sobre a valorização do índio, buscando maior reconhecimento a eles. Assim, a Constituição de 1988 poderá, finalmente, deixar o âmbito teórico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.