Principualmente, é fulcral apontar que desde o século XVI, com início da colonização, os indígenas foram submetidos a discriminações e preconceitos, por parte dos colonizadores. Em sua carta a Portugal, Pero Magalhães decorre "A língua de que usam, por toda costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei". Nesse sentido, o pensamento histórico de superioridade do homem branco em relação ao índio, corrobora com a difusão de estereótipos pejorativos relacionados a essa população. Tal fator ocorre pela visão etnocêntrica dos nativos como indivíduos "selvagens" e inferiores, tendo em vista que a sociedade apenas reconhece os indígenas superficialmente, contribuindo para a invisibilidade desse grupo. Em razão disso, o desconhecimento da vida nativa implica desrespeito as comunidades indígenas.
Outrossim, é imperativo salientar a baixa atuação governamental como promotor do problema. Isso ocorre devido, a pressão dos latifundiários, que visam a expansão do agronegócio, o que compromete as demarcações de terras de tribos indígenas. De acordo com o filósofo contratualista John Locke, essa lógica configura-se como uma violação do contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os indígenas desfrutem de direitos indispensáveis, como a manutenção a sua existência social e cultura. Por conseguinte, ocorre conflitos violentos entre proprietários de terras e índios, com efeito, do contínuo extermínio dos povos nativos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto que a valorização do índio e imprescindível para alterar o cenário vigente. Logo, cabe ao Ministério da Educação em parceria a Antropologia, através de palestras e atividades lúdicas, promover o estudo sobre as culturas indígenas, desde a educação básica, com o fito de mitigar qualquer concepção de inferioridade dos nativos. Ademais, no que lhe concerne o poder publico, por intermédio dos três poderes, deve criar cadeiras participativas no Congresso para líderes indígenas no intuito de maior participação politica acerca das demarcações de terras e direitos desse povo. Desse modo, ir-se-ia de encontro a valorização de nossa construção histórica e social, como na (1°) fase do romantismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.