Avatar do usuário
Por caiodebelem
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65382
Promulgada em 1988, a Constituição Federal garante a todos os brasileiros o direito fundamental de ir e vir. No Brasil do século XXI, entretanto, a atual crise de mobilidade urbana impede que a sociedade desfrute desse direito, na prática. Diante dessa perspectiva, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida interventiva para esse impasse na contemporaneidade.
Em primeira análise, vale ressaltar que o descaso do Poder Público em relação à falta de investimentos, no referido setor, configura-se como um dos principais motivadores dessa problemática. De acordo com o Portal de Notícias G1, a escassez de recursos aplicados em mobilidade urbana, no Brasil, é a causa primeira do aumento de congestionamentos em rodovias e da precariedade de infraestrutura nos espaços urbanos. Isso reflete a negligência das autoridades governamentais em relação a essa demanda, uma vez que é dever do Estado garantir a todos aos cidadãos: acessibilidade e qualidade dos modais de transporte públicos. Dessa forma, é inadmissível que um país, promotor de uma Constituição Cidadã, continue passivo diante de sua responsabilidade em promover a ordem e o bem-estar social.
Por conseguinte, pode-se afirmar que o desrespeito entre condutores de veículos automotores, ciclistas e transeuntes é um legado desse contexto. Consoante o pensamento do psicólogo e escritor brasileiro, Jacob Pinheiro Goldberg, "Os espaços públicos são tratados pelo homem como lugares a serem ocupados por quem chegou primeiro''. Assim, quando os gestores públicos deveriam prover meios de melhoria do fluxo urbano, a população se vê lesada no seu direito de locomoção e exposta à violência. Desse modo, é lamentável presenciar tamanha crise que, há décadas, subsiste, trazendo desordem e índices cada vez maiores de homicidais para desentendimentos entre pessoas, nas vias públicas brasileiras.
Em suma, se faz necessária providência estatal resolutiva para essa questão. Para tanto, o Governo Federal deve desenvolver um projeto de recuperação e melhorias de infraestrutura e transporte coletivo alternativo, através de parcerias público-privadas, com investimentos na ampliação e organização do território urbano, aumento das malhas cicloviárias, criação de linhas de metrô que alcancem as periferias das cidades, e tarifas mais acessíveis que desestimulem o uso de viaturas particulares. Espera-se, com isso, reverter esse atual cenário de desordem e ausência de planejamento infraestrutural, com a finalidade de que a sociedade possa, de fato, ter acesso às garantias constitucionais previstas na Carta Magna brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Livre
por juliskskdj    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por juliskskdj
0 Respostas 
83 Exibições
por gabyxlf33
0 Respostas 
148 Exibições
por LucasAlencar
2 Respostas 
265 Exibições
por Ravel
Tema livre
por Taisligiani    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por Taisligiani
3 Respostas 
626 Exibições
por Thalya17

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM